ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Disputa por liderança provocou morte de dois indígenas em aldeia

Viviane Oliveira | 12/12/2014 10:25

A disputa por liderança provocou a morte de dois índios Kadiwéu na tarde de ontem (11), na aldeia Alves Barros, localizada na região de Porto Murtinho, distante 431 quilômetros de Campo Grande. O cacique Ademir Matchua, 42 anos, foi atingido a tiros por opositores políticos. No mesmo dia, o indígena Orácio Ferraz, 26 anos, foi morto por vingança. Os dois chegaram a ser socorridos, mas morreram a caminho do hospital. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena.

De acordo com um morador da aldeia, que pediu para não ser identificado, Ademir, estava no cargo há 4 anos e não aceitava perder o posto de cacique. Na semana passada, um pastor da aldeia foi apresentado em reunião para a comunidade e a maioria dos moradores assinou um documento aceitando a nova liderança.

No entanto, a família de Ademir, que segundo relatos do morador é autoritária, não aceitava a mudança e, inclusive planejava a morte de Ambrósio da Silva, um dos lideres indígenas que apoiava a troca de cacique. “Somos todos parentes e não podemos ficar julgando, mas estamos em uma situação difícil”, lamenta o morador.

O indígena relata que após confusão, o pai de Orácio matou Ademir a tiros. Depois de um tempo, quase que em seguida, a família do cacique atirou no jovem por vingança. “Nós estamos com medo de acontecer mais morte na aldeia. Ontem acionamos a polícia, que demorou a chegar. Por pouco mais gente não morreu”, reclama, dizendo que o clima no local é de insegurança.

O delegado vai ouvir os envolvidos, mas apesar da proximidade da aldeia com a cidade de Bodoquena, o caso será encaminhado para Porto Murtinho, município que a comunidade pertence. Ontem a informação era de que Ambrósio havia desaparecido, no entanto, a testemunha afirmou que ele saiu da aldeia por segurança.

Nos siga no Google Notícias