ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

DOF apreende caminhão com gado do Paraguai em Coronel Sapucaia

Elverson Cardozo | 24/01/2012 00:21
Caminhão onde animais estavam sendo transportados. (Divulgação/DOF)
Caminhão onde animais estavam sendo transportados. (Divulgação/DOF)

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um caminhão gaiola que transportava 7 cabeças de gado, sendo cinco do Paraguai, na manhã desta segunda-feira (23), em Coronel Sapucaia, município distante 380 quilômetros de Campo Grande.

Os animais estavam sendo transportados sem qualquer tipo de documento. Cinco deles estavam com brincos de identificação do Paraguai e os demais apenas com furos na orelha esquerda.

Questionado, o motorista do veículo, um homem de 54 anos, afirmou que pegou os animais em uma fazenda no país vizinho e que pretendia levá-los até uma chácara no município de Coronel Sapucaia. Segundo a polícia, o proprietário é um pecuarista conhecido na região.

Ao tomar conhecimento da apreensão da carga, o acusado saiu da cidade. O caminhão – que tem placas de Amambai – foi aprendido junto com o gado. Fiscais da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) foram acionados. Motorista, veículo e bovinos foram encaminhados para a PF (Polícia Federal) de Ponta Porã.

Como parte das ações para evitar a entrada no Brasil do vírus da febre aftosa, o trânsito de bovinos de fronteira está suspenso desde o último dia 16, após o surgimento do foco da doença do Paraguai.

Segundo a portaria, eventos com aglomerações de bovinos e bubalinos estão suspensos em 11 municípios de fronteira, entre eles Coronel Sapucaia.

Nos siga no Google Notícias