ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Dois candidatos disputam hoje eleição para reitor de universidade federal

João Carlos de Souza tem apoio do atual reitor Damião Farias e enfrenta na disputa a professora Liane Maria Calarge

Helio de Freitas, de Dourados | 26/03/2015 11:03
Um dos locais de votação para reitor da UFGD funciona até às 20h de hoje na Unidade I (Foto: Eliel Oliveira)
Um dos locais de votação para reitor da UFGD funciona até às 20h de hoje na Unidade I (Foto: Eliel Oliveira)

Acontece durante todo o dia desta quinta-feira a consulta prévia para a escolha de reitor e vice-reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Duas chapas disputam os cargos. O professor João Carlos de Souza, que tem como vice Marlene Marchetti, conta com o apoio do atual reitor, Damião Duque de Farias. Já a professora Liane Maria Calarge é candidata de oposição e tem como vice Márcio Eduardo de Barros. O eleito vai comandar a maior universidade pública do interior de Mato Grosso do Sul de 2015 a 2019.

No início da campanha, Liane Calarge acusou Damião Duque de Farias de usar a programação de dez anos da universidade para lançar obras previstas há vários anos com o objetivo de ajudar o candidato da situação.

Podem votar professores do quadro permanente e em exercício, técnicos administrativos do quadro efetivo e em exercício e acadêmicos da graduação e da pós-graduação, presencial e a distância, com peso paritário de 33% para cada segmento.

Nome na lista – Conforme a assessoria da UFGD, para votar o eleitor apto precisa se identificar na mesa em que seu nome estiver listado e apresentar um documento de identidade com foto. Ele assina a lista de frequência e é autorizado pelo presidente da mesa a exercer o direito de voto. Quem não estiver na lista de votantes deverá procurar os membros da Comissão de Consulta Prévia por e-mail ou na Unidade 1, no antigo Ceud.

As seções de votação estão instaladas na Unidade 1, até 20h; no HU (Hospital Universitário), até 21h; na Unidade II e na Fadir (Faculdade de Direito e Relações Internacionais) até 21h30 e nos polos da Educação a Distância, até 20h30.

Contagem dos votos – A apuração dos votos será amanhã e no dia 31 de março será feita a entrega dos resultados ao Colégio Eleitoral. Depois da consulta prévia é elaborada a listra tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação, para posse dos novos dirigentes da universidade.

As 19 urnas usadas na eleição foram vistoriadas e lacradas pela Comissão de Consulta Prévia na terça-feira, na presença dos representantes das chapas. O presidente da comissão, bem como os dois representantes, rubricaram os lacres das urnas e os envelopes onde foram acondicionadas as chaves de cada urna.

Os envelopes contendo as chaves somente serão abertos no momento da apuração dos votos, a partir das 8h de amanhã, no auditório da Fadir. A UFGD informou que a apuração só terá início depois que os votos de todas as seções estiverem reunidos.

O eleitor que ainda não checou seu local de votação, pode conferir pelo link: http://portal.ufgd.edu.br/reitoria/eleicao-reitoria/index. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-2702.

Urnas que estão sendo usadas na eleição de hoje foram lacradas na terça-feira (Foto: Divulgação)
Urnas que estão sendo usadas na eleição de hoje foram lacradas na terça-feira (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias