ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Dourados faz levantamento da leishmaniose canina

Nícholas Vasconcelos | 03/05/2013 19:38

A Secretaria de Saúde e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados começa na segunda-feira (6) levantamento da prevalência da leishmaniose nos cães e da presença vetorial. O objetivo é identificar os bairros com maior ocorrência de animais infectados.

De acordo com o diretor do departamento, Eduardo Arteiro Marcondes, o levantamento é uma forma de monitorar o comportamento da doença, além de organizar as atividades de controle e prevenção.

Para realizar o levantamento, o município será dividido em áreas, onde serão sorteadas as residências que terão coletadas amostras de sangue dos animais. Diariamente dois agentes de campo vão fazer a coleta nos locais estratégicos, no total de 658 amostras.

Pela primeira vez os exames serão realizados no próprio CCZ de Dourados. As amostras que forem positivas para leishmaniose serão encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande, para a realização de um segundo teste, que poderá ou não confirmar a doença.

Somente os cães em que o a amostra de sangue der resultado positivo nos dois exames serão considerados infectados pela doença.

De acordo com o secretário de Saúde Sebastião Nogueira Faria, com esse monitoramento será possível detectar a prevalência da leishmaniose visceral canina em Dourados. “É uma forma de saber como a doença está ocorrendo em Dourados, podendo com isso, comparar os resultados com anos anteriores, avaliar a evolução da doença em nossa cidade, e assim, realizar ações preventivas e o combate”, explica.

Nos siga no Google Notícias