ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Dourados promove 1º Fórum Regional de Vigilância em Sáude

Ana Paula Carvalho | 19/10/2011 19:30

A prefeitura de Dourados promove nessa quinta-feira (20), às 08h, o 1º Fórum Regional de Vigilância em Saúde que debaterá as ações desenvolvidas em 2011 e definirá as atividades de 2012. O evento acontece no anfiteatro do bloco I da Unigran.

Coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, espera que o fórum reúna 200 pessoas, entre servidores, estudantes de medicina, biologia, fisioterapia e medicina veterinária.

Entre os assuntos discutidos, estarão as ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, Imunização e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Programação - A partir das 9h serão debatidos os programas de Vigilância em Saúde, com as palestras “Conceito de vigilância em saúde no contexto atual”, “Estrutura e modo de ação do Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados” e “Mapeamento epidemiológico dos agravos da notificação no âmbito do município de Dourados”, com palestras de Julio Croda, Eduardo Arteiro e Roberto Dias de Oliveira.

Às 13h30, acontecem as palestras “Calendário de imunização em crianças”, “Programa de vacina de Dourados”, “Campanhas realizadas e resultados obtidos em 2011” dos Programas de Imunização com a coordenadora de Imunização Carla Cristina Ribeiro e o pediatra Eduardo Marcondes.

Às 16h, o tema de discussão são as ações do CCZ, com as palestras sobre controle municipal de vetores, combate à dengue, setor de Medicina Veterinária e Entomologia, ministradas pelo coordenador municipal de vetores Leandro Severino Nascimento de Oliveira, médico veterinário Sebastião de Oliveira Franco Neto e biólogo Jalmir Ferreira.

Na sexta-feira (22), às 7h30, o debate sobre a Vigilância Sanitária contará com as palestras sobre fiscalização sanitária, Vigilância Sanitária de alta e média complexidade e Vigilância Sanitária no comércio e aspectos de prevenção à saúde pública, apresentadas pelo coordenador de Vigilância Sanitária Vili Schulz e fiscais de Vigilância Sanitária.

Às 9h30, o programa DST’s/Aids, hepatite virais e as ações de prevenção serão discutidos pelos médicos Antônio Marinho Facão Neto e Bruno Henrique Cardoso, além da coordenadora do programa municipal DST/Aids Berenice de Oliveira Machado Souza.

A partir das 13h30, as ações da Saúde do Trabalhador serão abordadas nas palestras sobre características dos casos de agravos notificados neste ano, resultados do Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) e o papel da fisioterapia na reabilitação de agravos de trabalho, ministradas pelo médico Laidesse Guimarães, a psicóloga Aparecida Wanda Assib e a fisioterapeuta Claudia Castelão.

O Fórum termina com a discussão sobre o programa Tuberculose e Hanseníase, com palestras sobre as doenças e resultados do programa em 2011. As apresentações serão feitas pelo dermatologista Pedro Zanúncio e o infectologista Julio Croda.

Nos siga no Google Notícias