ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Em 2 dias, choveu 90% do esperado para todo o mês de abril na região de Dourados

Jorge Almoas | 04/04/2011 15:21

Ainda que março tenha sido o mês com registros históricos de chuva em Mato Grosso do Sul, o começo de abril também tem se mostrado acima da média em algumas regiões do Estado. Dados da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que nos dois primeiros dias de abril choveu 90% do esperado para todo o mês na região de Dourados.

Em dois dias, choveu 104,2 milímetros na região de Dourados. A média histórica para o mês é de 114,6 milímetros.

No entanto, o serviço de meteorologia indica que as chuvas serão constantes em Mato Grosso do Sul até meados de abril. A partir de maio, o frio deve dominar a paisagem em boa parte do Estado.

A Embrapa Agropecuária Oeste apontou que a chuva concentrada em março causou transtornos na região de Dourados. Na Grande Dourados, choveu 121 milímetros no mês de março. Ainda que expressiva, a precipitação ficou abaixo da média histórica de 32 anos, quando foi registrado 137 mm.

As chuvas ficaram concentradas em seis dias durante os primeiros dez no mês de março, explica o pesquisador da Embrapa, Carlos Ricardo Fietz.

“Isso dificultou a colheita da safra de verão e o plantio da safrinha. Além disso, ocorreram chuvas de grande volume em pequeno intervalo de tempo, que causaram inundações em certas áreas, principalmente urbanas”, diz Fietz.

Os solos da região permaneceram com altos níveis de água disponível, próximos a 75%, durante todo o mês. As temperaturas foram mais amenas, com média de 24,4ºC. No entanto, em 18 dias a temperatura superou 30°C, atingindo 33,8ºC nos dias 26 e 27 de março.

Nos siga no Google Notícias