ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em campanha contra chikungunya, moradores recusam vistorias de agentes

Renata Volpe Haddad | 28/07/2015 16:32
91,66% dos focos de infestação de dengue estão em casas habitadas. (Foto: Kleverton Velasques/Divulgação)
91,66% dos focos de infestação de dengue estão em casas habitadas. (Foto: Kleverton Velasques/Divulgação)

Moradores de Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, estão recusando vistorias de agentes comunitários, prejudicando o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. As ações foram intensificadas no município, após a confirmação do comerciante boliviano estar com a doença.

A Prefeitura de Corumbá revelou que 91,66% dos focos de infestação do mosquito, estão nas casas habitadas na área urbana da cidade. Ou seja, menos de 20% estão em imóveis fechados ou terrenos baldios. Os focos estão em depósitos de armazenamento de água, nos vasos, pratos de plantas, além de bebedouros de animais. Os números são alarmantes e causa preocupação.

De acordo com a assessora Executiva da Secretaria de Saúde do município, Célia Maria Flores, muitas pessoas não deixam a equipe fazer o controle nas casas, e cada vez mais, o número de recusas tem aumentado. "Só que essas pessoas assinam um termo de ciência dizendo que recusaram a averiguação dos agentes. Precisamos também fazer um trabalho de conscientização", comenta.

Ação emergencial próximo a casa do comerciante e em bairros vizinhos está sendo realizada desde a confirmação do caso, no dia 22 de julho.

Caso – Em Corumbá, o homem de 37 anos foi detectado como caso suspeito da doença no dia 13 de junho, quando procurou assistência médica na rede pública de saúde. A coleta do material para exame foi realizada dois dias depois e o resultado positivo foi confirmado no boletim epidemiológico divulgado no dia 22 de julho.

O comerciante é boliviano, mas reside na Cidade Branca, e quando começou a sentir as dores, afirmou que tinha recém chegado do país vizinho. A esposa estava com o mesmo sintoma, mas já foi medicada e amostras de sangue foram encaminhadas para o laboratório que faz a análise, no Pará. Foram confirmados 1.044 casos de febre chikungunya em Santa Cruz de La Sierra, e são mais de seis mil casos suspeitos.

Segundo Célia, o comerciante está bem, já retornou ao trabalho e não apresenta mais inchaço. O resultado do exame da esposa deve sair nos próximos dias.

Nos siga no Google Notícias