ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em entrega de escrituras, Reinaldo e Murilo cobram decência na política

Caroline Maldonado e Helio de Freitas, de Dourados | 01/12/2015 19:55
Reinaldo e o prefeito de Dourados, Murilo Zauith criticaram a política do país durante entrega de escrituras (Foto: Chico Leite/Divulgação)
Reinaldo e o prefeito de Dourados, Murilo Zauith criticaram a política do país durante entrega de escrituras (Foto: Chico Leite/Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB) adotaram discurso mais político na entrega de 120 escrituras para moradores de imóveis da periferia do município. Durante o ato na prefeitura, na tarde de hoje (1º), os dois cobraram mais honestidade e decência na política brasileira.

Reinaldo afirmou que o país vive uma crise de valores, mas que Mato Grosso do Sul se desenvolve alheio à essa realidade nacional. “O Estado vai crescer mais que o país, ninguém segura o desenvolvimento de MS e vamos avançar com decência e transparência", disse o governador. Ele sugeriu que a população acesse o portal da transparência e "conheça o governo por dentro".

O prefeito disse que chega a questionar a sua presença na política diante dos escândalos. “Tem hora, ao ver na televisão tudo o que está acontecendo, que eu paro e penso: o que estou fazendo na política?", comentou Murilo.

Entretanto, segundo o prefeito, o trabalho desenvolvido em Dourados e a parceria com o Governo do Estado mostram ser possível os políticos trabalharem com honestidade e cumprirem os compromissos. "Aqui podemos olhar no olho da população e dizer que somos políticos, sim, mas políticos que trabalham para o povo", destacou.

Ainda na entrega das escrituras, o governador anunciou que em 2016 o Estado vai investir recursos na recuperação das avenidas centrais, como contrapartida pela concessão que a Sanesul tem em Dourados. A concessionária está investindo R$ 215 milhões no município, portanto o prefeito havia pedido investimentos do governo para a cidade.

Entrega - As escrituras atendem moradores que há pelo menos 20 anos esperavam pelo documento. A regularização dos imóveis localizados em loteamentos sociais começou a há dois anos e até o ano passado foram 1.200 escrituras entregues.

O documento não sai totalmente de graça para o morador, mas a parceria entre a prefeitura e o Estado reduz significativamente os custos. O município abre mão de taxas municipais e o Estado concede isenção do ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação), cobrado na escrituração de imóveis.

A isenção do Estado venceu no ano passado e em 2015 o atual governo mandou projeto para a Assembleia Legislativa, renovando o benefício. Durante a entrega, o prefeito afirmou que a escritura era o sonho desses moradores, que por duas décadas ocupavam as casas, mas não tinham um documento comprovando serem os legítimos donos.

“Agora, eles são donos de fato e de direito de suas casas e poderão até fazer um empréstimo para ampliar o imóvel”, disse o governador. Murilo destacou que o benefício só foi possível através da parceria com o governo estadual, com os deputados e com os vereadores.

Visitas - Durante a manhã de hoje (1°), o governador esteve em unidade do JBSFoods Seara, na BR-163, onde conversou com diretores do grupo. O frigorífico vai dobrar a capacidade de produção de 3 mil para 6 mil abates de suínos por dia, na unidade de Dourados.

No início da tarde, Reinaldo inaugurou o Hospital Regional de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados e seguiu para a prefeitura. Em seguida, ele visitou o Hospital da Vida, onde entregou equipamentos e o Hospital Evangélico, onde foram entregues 17 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com investimento federal de R$ 700 mil.

A noite, o governador vai participar da abertura da programação Natal Dourados Brilha, na praça Antônio João, que ficará aberta todas as noites até o dia 24 de dezembro, com pista de paginação no gelo, parque de diversões, além da Casa do Papai Noel e outras atrações.

Nos siga no Google Notícias