ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em greve há quase um mês, professores fazem mutirão para doar sangue

Servidores municipais de educação iniciaram paralisação no dia 23 de junho e devem voltar das férias ainda em greve

Helio de Freitas, de Dourados | 20/07/2016 08:46
Educadores de Dourados doam sangue nesta quarta-feira (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)
Educadores de Dourados doam sangue nesta quarta-feira (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)

Em greve desde o dia 23 de junho, professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino de Dourados estão doando sangue na manhã desta quarta-feira (20). Dezenas de educadores foram ao Hemocentro, localizado na Vila Industrial, a convite do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

De acordo com a assessoria do sindicato, a doação de sangue faz parte das atividades de férias da categoria, iniciada no dia 11 junto com as férias dos alunos de escolas e centros de educação infantil do município.

A greve dos educadores da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul teve adesão apenas parcial. Conforme o sindicato, das 45 escolas municipais, 22 delas, centro três das sete indígenas, aderiram totalmente à greve. Nas demais escolas e nos 40 centros de educação infantil a paralisação é parcial.

A rede municipal de ensino de Dourados tem pelo menos quatro mil servidores efetivos, que cobram da prefeitura o cumprimento da lei do piso salarial dos professores para jornada de 20 horas e reajuste do grupo administrativo.

Entre os itens não cumpridos, segundo o sindicato, estão a incorporação do adicional de incentivo ao magistério municipal, que deveria ter sido pago a partir de 1º de abril, percentual da diferença do piso para 20 horas em outubro, negociado durante a greve de 2014 e previsto em lei, e a reposição da inflação ao grupo administrativo, sem correção desde 2015.

No vermelho – No dia 8 deste mês, a prefeitura informou que não tem dinheiro para atender as reivindicações dos educadores. O município também se recusa a abrir negociações enquanto a greve continuar.

Segundo técnicos da Secretaria de Finanças do município, a previsão é começar a adotar em outubro as medidas anunciadas há dois anos e reivindicadas pelos professores. O motivo é a queda na arrecadação tanto própria quanto de repasses federais, que se acentuou com a crise do país.

“Está faltando dinheiro. Aumentar o gasto de recurso próprio com a educação significa sacrificar outras áreas e tirar dinheiro da saúde, por exemplo”, afirmou o diretor de contabilidade Rosenildo da Silva França.

Nos siga no Google Notícias