A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

02/05/2011 16:41

Em Iguatemi, raio mata 35 cabeças de gado em Fazenda

Viviane Oliveira

O prejuízo foi em torno de R$ 40 mil

Os animais costumam se amontoar para buscar abrigo embaixo das árvores.(Foto: Arquivo pessoal)Os animais costumam se amontoar para buscar abrigo embaixo das árvores.(Foto: Arquivo pessoal)

Lourenço David Buffon, 44 anos, proprietário da Fazenda Ibiúna, encontrou na manhã de ontem (1) 35 cabeças de gados de seu rebanho mortas embaixo de uma árvore no município de Iguatemi, cidade distante 466 quilômetros de Campo Grande.

Os animais foram atingidos por um raio, durante uma chuva de sábado para domingo. Lourenço conta que em 2004 perdeu 12 cabeças de gado por causa de raio, mas nunca nessa quantidade. “Sempre aparece um ou dois mortos, mas dessa vez foi uma quantidade grande”.

O proprietário disse que na sede da fazenda tem para-raio, mas como a área é muito grande, então o aparelho não alcança todo o pasto. Os animais ficam expostos a descarga elétrica por causa da chuva e do frio. “Eles costumam se amontoar para buscar abrigo embaixo das árvores.

Segundo o proprietário o prejuízo foi em torno de R$ 40 mil. “O jeito foi enterrar os gados para evitar a transmissão de doenças”.

Conforme a Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) o proprietário deve comunicar um veterinário e apresentar um laudo da morte. “Quanto mais rápido melhor, porque tem que atualizar os dados junto ao órgão”, explica Lourenço.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions