ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Em novo alerta, Embrapa recomenda retirada de ribeirinhos no Pantanal

Caroline Maldonado | 26/05/2014 20:17

Hoje (26), a Embrapa Pantanal emitiu o 3° alerta de nível do rio Paraguai para 2014. De acordo com o pesquisador Carlos Roberto Padovani, a previsão é de que o nível do rio atinja cerca de 6 metros em meados de junho. A recomendação é para que ribeirinhos, criadores de gado e arrendatários da região se afastem das áreas mais baixas para evitar riscos e prejuízos.

Padovani afirma ainda que os ribeirinhos, criadores de gado e arrendatários devem considerar não apenas o nível do rio, mas também a duração dessa cheia e as regiões que devem ser inundadas. “Quando as inundações são grandes, com água vindo de várias fontes, como no caso da região do Porto da Manga até a região do Porto Esperança, o esperado é que elas se prolonguem por mais tempo”.

Por isso mesmo, a recomendação do pesquisador para quem irá procurar refúgio nas regiões mais altas é que se tenha cautela. “Muitas vezes, no Pantanal, a região mais alta pode se transformar em uma ilha, rodeada por uma inundação que pode se prolongar”, afirma Padovani. “A Estrada Parque, por exemplo, já tem trechos com água e há uma chance muito grande de ela se isolar”, destaca.

A causa do novo alerta, segundo o pesquisador, são as chuvas que tem caído no Pantanal como um todo, principalmente no caminho das águas que vai da região norte para a região sul, indo até Ladário. “Isso deve fazer com que o rio Paraguai, ao invés de perder água para a planície, acabe até ganhando água tanto da planície quanto do rio Cuiabá/São Lourenço”, afirma Padovani.

De acordo com o pesquisador, as cheias em que o nível do rio Paraguai atinge de cinco a seis metros não são raras. Ele afirma que desde o início das medições, no ano de 1900, até 2014, 34% das inundações tiveram o nível do rio registrado entre esses valores. Nos últimos 40 anos, essa porcentagem sobe para 40%. “A cheia deste ano pode ser comparada às de anos semelhantes, como 1974, 1985, 1989, 2006 e 2011”.

Nos siga no Google Notícias