A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

29/07/2011 21:40

Em novo lar, leão de Ivinhema será chamado de Antuak

Paula Maciulevicius e Paulo Fernandes

Fundadora da ONG afirma se comunicar com o animal.

Leão Simba terá nome que significa energia de renovação e mudança (Foto: Ivinotícias)Leão Simba terá nome que significa "energia de renovação e mudança" (Foto: Ivinotícias)

A ONG Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP), já aguarda o leão Simba, que vive há seis anos no zoológico desativado de Ivinhema - a 290 km de Campo Grande, na Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

O animal até ganhou um novo nome. Ele será chamado de Antuak, que, segundo a organização, significa “energia de renovação e mudança”.

A fundadora do Rancho, Silvia Pompeu, de 49 anos, diz estar, de uma maneira mística, em contato com o animal, preparando-o para seu novo lar.

“Estamos em total comunicação com ele. Através de meditação, nós escolhemos o nome e ele já sabe que estamos a caminho”, afirmou, em entrevista ao Campo Grande News.

A suposta conexão com o animal, feita pelos fundadores da ONG e por uma bióloga, afirma Silvia Pompeu, é para tranquilizar e informar o leão de que em breve estará em boas mãos.

Silvia conta o caso da tigresa Yamma, descoberta no Piauí em outubro de 2009 e resgatada em janeiro do ano seguinte. “Ela estava péssima, deplorável, largada e quando chegamos é uma coisa impressionante. Eles levantam imediatamente e vêm nos receber. É pelo vínculo mental, nunca chegamos para pegar um animal e precisamos anestesiar”.

Silvia e Marcos Pompeu venderam tudo para se dedicar aos animais.(Foto: Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos)Silvia e Marcos Pompeu venderam tudo para se dedicar aos animais.(Foto: Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos)

O casal afirma não ser ligado a nenhuma religião e não ter formação na área de biologia. “Nós temos muita fé, na criação no poder maravilhoso de um ser, mas sem dogmas. Nós esquecemos as nossas dores para lutar por eles. É o nosso trabalho, nós somos formados no amor, na compaixão”.

O Rancho dos Gnomos funciona há 20 anos. Na primeira década, segundo ela, foi sustentado apenas com o dinheiro do patrimônio de Silvia e do marido, Marcos Pompeu. Os dois venderam o que tinham para ajudar os animais.

Depois de 10 anos, o Rancho ganhou um site e a chance de receber ajuda de voluntários.

Nesta tarde, os responsáveis pelo Rancho protocolaram, no Ibama de São Paulo, a última documentação que faltava para a transferência do leão, até então chamado de Simba. O animal espera desde o fechamento do zoológico de Ivinhema, em 2005, por um local adequado para viver.

Simba, que foi alvo de uma campanha na internet para receber um novo lar, já ganhou patrocínio de uma empresa de transporte para ir de Ivinhema para Cotia, sem custos. Agora, a ONG aguarda o fim da campanha e o apoio também da Prefeitura do município sul-mato-grossense.

Sozinho - O leão está desde 2005 no zoológico desativado em Ivinhema. No ano passado ele ficou mais solitário, porque perdeu sua companheira.

Enquanto não vai para o novo lar, é alimentado três vezes por semana por uma zelador pago pela Prefeitura da cidade.

Na internet, na rede social Facebook, a página “Leão Simba também precisa de você”, conta com mais de 2,1 mil pessoas que querem ajudar o animal.



PARABÉNS! Iniciativas, parcerias de sucesso e empenho coletivo = SUCESSO e AÇÕES REALMENTE QUE REVELAM O AMOR À NATUREZA. A DIVULGAÇÃO DE TAIS AÇÕES É importantes, enquanto EXEMPLOS, na resolução de problemas emergenciais.
 
Adélia Maria Evangelista em 30/07/2011 11:45:01
Concordo com os comentários da Adélia Maria, foram totalmente acertados.
Não é necessário ter formação em ciências Biológicas, ou reportar a alguns veterinários, para encontrar uma saída justa e HUMANA para um animal.
Com AMOR, CARINHO e DEDICAÇÃO, conseguimos resolver 80% dos problemas, no que se refere, a dar uma VIDA nova a qualquer ESPÉCIE de animal.
Estou torcendo, e há duas semanas atrás fiz minha pequena contribuição.
Desejo Boa Sorte ao SIMBA, aliás ao ANTUAK.
Aproveito para parabenizar a SILVIA e o MARCOS, pelo BELO trabalho prestado aos ANIMAIS.
 
neyde de oliveira em 30/07/2011 08:14:43
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions