ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Em um ano, DOF apreende 65 toneladas de drogas avaliadas em R$ 213 milhões

Fernanda Yafusso e Helio de Freitas, de Dourados | 12/08/2016 16:25
Departamento realizou a apreensão de 65 toneladas de drogas durante um ano (Foto: Divulgação/DOF)
Departamento realizou a apreensão de 65 toneladas de drogas durante um ano (Foto: Divulgação/DOF)

Durante os últimos 12 meses, os policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam 65 toneladas de drogas durante ações realizadas pelo departamento nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia.

Mapa elaborado recentemente pelo departamento identifica o número de apreensões, cidades fornecedoras de drogas e municípios onde foram feitas a maiores apreensões.

As apreensões somaram pelo menos R$ 213 milhões e tiveram como ações principais a repreensão ao narcotráfico, contrabando e prisão das quadrilhas de arrastadores de carros roubados para a região de fronteira.

Essas apreensões, segundo o departamento, só foram possíveis após ter sido identificado o aumento do fluxo de drogas que saiam do Paraguai no período que antecedia a Copa do Mundo em 2014. Fato que também poderia ocorrer durante a realização da Olimpíada no Rio de Janeiro.

O trabalho de repressão ao narcotráfico e contrabando foi planejado, com ações conjuntas com outros órgãos de segurança na fronteira, segundo o DOF.

De acordo com o diretor do departamento, coronel da Polícia Militar Ary Carlos Barbosa, o maior diferencial no combate ao crime organizado na fronteira é a experiência e o treinamento continuado dos policiais.

"Além do treinamento, contamos também com uma logística oferecida pelo governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Quando se tem a junção desses fatores, alinhado com administração e um setor de inteligência atuante, os resultados esperados são sempre os melhores possíveis”, afirmou.

Mapa foi elaborado pelo departamento (Foto: Divulgação/DOF)
Mapa foi elaborado pelo departamento (Foto: Divulgação/DOF)

Mapa - De acordo com o mapa elaborado pelo departamento, as regiões onde houveram as maiores apreensões de droga na fronteira, foram nos municípios de Amambai, Ponta Porã e Dourados. Já as cidades paraguaias de Capitan Bado e Pedro Juan Caballero foram identificadas como as principais fornecedoras de entorpecentes.

As drogas apreendidas pelo departamento teriam como destino entrepostos no estado de São Paulo e Goiás, sendo a carga fragmentada e encaminhada principalmente a cidade do Rio de Janeiro, para serem consumidas durante os eventos olímpicos e paraolímpicos.

Foram registradas também as apreensões de 64,8 toneladas de maconha, 664 quilos de cocaína, 12 quilos de crack, 420 mil pacotes de cigarro, 68 armas de fogo, 563 veículos produto de furto, roubo, adulterados ou veículos utilizados para o contrabando e o narcotráfico.

Além disso, 348 pessoas envolvidas direta ou indiretamente no tráfico de drogas foram presas e 125 mandados de prisão foram cumpridos. A maioria das pessoas presas por tráfico de droga, foram flagradas no chamado “tráfico formiguinha”, através de ônibus, veículos de pequeno porte, motocicletas, em bicicletas e a pé.

Nos siga no Google Notícias