ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em um mês, rio Paraguai registra elevação média de 1 centímetro por dia

Vinícius Squinelo | 17/01/2014 23:47

Depois de alcançar o nível mínimo de 93 centímetros há praticamente um mês, exatamente em 18 de dezembro, o rio Paraguai entrou em fase de elevação. De lá para cá, de acordo com dados registrados pela régua de medição mantida pelo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, do 6º Distrito Naval em Ladário, a altura vem subindo em média 1 centímetro por dia e atingiu a marca de 1,24m no dia 14 de janeiro e se manteve nessa faixa até quinta-feira. Nesta sexta (17), a altura é de 1,25 metro.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, a projeção da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, ligada ao Ministério das Minas e Energia, é que na régua de Ladário, a altura supere o nível de 1,50m no início de fevereiro e alcance 1,61 metro no dia 7.

Segundo o estudo semanal da CPRM, "a estação de Ladário no rio Paraguai vem apresentando valores de cota de nível d'água abaixo da curva de permanência de 50%. Atualmente o nível d' água encontra-se em elevação".

Nos 113 anos de observação das cotas ladarenses, a CPRM identificou que 51 tiveram o valor máximo anual no mês de junho, 26 em maio, 23 em julho, 11 em abril, 2 março e uma em agosto.

Em 2013, o pico de 4 metros e 26 centímetros foi atingido em julho. Quanto aos valores mínimos anuais, 32 ocorreram nos meses de novembro e dezembro, 28 em janeiro, 16 em outubro, 04 em setembro e uma em fevereiro. No ano passado, a menor marca foi registrada em dezembro, ainda conforme o Diário Corumbaense.

Nos siga no Google Notícias