A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

08/05/2011 15:02

Empresa deve doar mais de R$ 34 mil após causar danos na região do Pantanal

Paula Vitorino

Acordo foi firmado em TAC com MPF

O MPF (Ministério Público Federal) firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com empresa de engenharia para compensação de danos ambientais causados na zona rural de Ladário, no Pantanal. A empresa realizava extração irregular de saibro - calcário alterado – no local.

O acordo prevê a doação de equipamentos e insumos, no valor total aproximado de R$ 34 mil.

Os materiais incluem computadores, impressoras, cadeiras, máquina fotográfica, faróis e até óleo diesel. Os equipamentos e insumos serão entregues ao 6° Batalhão da Polícia Militar, ao órgão da Polícia Militar Ambiental e à Delegacia de Polícia Federal de Corumbá.

Se as obrigações firmadas no TAC não forem cumpridas, o MPF pode executar ação judicial e possível ajuizamento de ação civil pública.

Caso - As investigações começaram com um ofício encaminhado pelo MPF, que deu origem a um inquérito policial para apurar irregularidades na extração de saibro na região conhecida como Estrada Codrasa, na zona rural de Ladário.

O calcário era utilizado em obras de contenção de encosta, urbanização do porto, pavimentação asfáltica e micro drenagem urbana do município.

As investigações do inquérito apuraram que a extração de saibro pela empresa de engenharia foi realizada sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. Havia dúvidas, também, acerca da existência de licença ambiental autorizando o município a extrair material naquela área.

Além disso, a extração foi determinada em uma área de 1,03 hectare, mas foram explorados 4,6 hectares. Parte da área, ainda corresponde a uma autorização de pesquisa pertencente a outra empresa, não sendo passível de exploração.

Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado boiando no rio Apa
O corpo de um homem ainda não identificado, foi encontrado boiando no rio Apa, por volta de 15h de ontem (16) em Bela Vista, distante 322 km de Campo...
Um dos três detentos que fugiram sábado de presídio é recapturado
Foi recapturado nesta tarde de segunda-feira (16) Willian Ferraz da Silva, de 19 anos, um dos três detentos que fugiram no sábado (14) da Penitenciár...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions