A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

26/09/2014 17:00

Empresários pedem a candidatos mais atenção à segunda maior cidade de MS

Helio de Freitas, de Dourados
Debate com a presença de cinco dos seis candidatos ao governo foi realizado na noite desta quinta em Dourados (Foto: Divulgação/Grande FM)Debate com a presença de cinco dos seis candidatos ao governo foi realizado na noite desta quinta em Dourados (Foto: Divulgação/Grande FM)

Os cinco candidatos ao Governo do Estado que participaram do debate realizado ontem (25) à noite no auditório da reitoria da UFGD, em Dourados, receberam uma carta elaborada pela Aced (Associação Comercial e Empresarial) pedindo mais espaço para a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul no próximo governo.

Cópia da carta foi entregue a cada um dos presentes pelo presidente da entidade, Antonio Nogueira. A cópia de Delcídio Amaral (PT), o único ausente no debate, foi deixada em cima do púlpito reservado a ele no palco. Nogueira disse hoje que não viu se alguém pegou a cópia e informou que a Aced não vai mandar a carta ao candidato petista.

O documento, entregue a Reinaldo Azambuja (PSDB), Nelsinho Trad (PMDB), Evander Vendramini (PP), Professor Monje (PSTU) e Sidney Melo (PSOL), é uma mistura de reclamações contra o tratamento dado pelo Governo do Estado a Dourados e de pedidos ao futuro governador.

“Nos últimos governos estaduais, Dourados foi alijada do processo decisório nas ações governamentais. Existem conselhos auxiliares do governo e nenhum deles contempla a Grande Dourados. Nenhum douradense participa da administração estadual. Temos aqui pessoas qualificadas que podem auxiliá-lo na composição de seu governo”, afirma o documento.

Na carta, a Associação Comercial pede que representantes de Dourados participem dos conselhos de segurança pública, de desenvolvimento, de educação, de saúde, do FCO (Fundo Constitucional do Centro Oeste) e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Para a segurança se faz necessária em Dourados a implantação de mais um Batalhão de Polícia Militar e da terceira e quarta Delegacias de Polícia Civil, sem esquecer de seus aparelhamentos. Nossa cidade pode integrar o sistema Sisfron, que está sendo implantado em nossa fronteira, o que reforçará nossa segurança e tranquilidade”, afirma a carta.

Os empresários pedem também autonomia administrativa e financeira para as polícias. “Com isso seus comandos não precisarão recorrer sempre que necessário à disponibilidade do secretário ou mesmo do governador para suas ações administrativas”.

Em outro trecho da carta, a Aced pede que os candidatos se comprometam a manter em Dourados a sede da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). “Vemos rumores frequentes de que a Uems, que pela Constituição Estadual possui sede em Dourados, poderá ser transferida para Campo Grande. Queremos seu compromisso de não mudar a sede e fazer o seu fortalecimento, instalando aqui o curso de medicina desta universidade”. Nesta semana a Uems aprovou a instalação de medicina na unidade da Capital.

A Associação Comercial cobrou ainda ampliação dos investimentos do Estado em saúde e políticas de desenvolvimento econômico para a cidade, incluindo um distrito industrial com infraestrutura. Pediu também a construção de uma perimetral sul para desviar o tráfego de caminhões do perímetro urbano.

“Na sua política fiscal, queremos o compromisso de trabalhar pela simplificação da vida dos nossos empresários. Assuma o compromisso de implantar, na íntegra, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Não nos cause sobressaltos com novas taxas, impostos ou coisas do gênero. O Fundersul já poderia ter sido desativado e o ICMS Garantido foi um sucesso às custas de suor e lágrimas dos nossos comerciantes. Faça também um cronograma para a sua desativação. Todo o Estado o aplaudirá”, encerra a carta.

Homem é preso ao ser flagrado transportando 191 quilos de maconha
Hellington Sant Ana Mota, de 33 anos foi preso acusado de tráfico de drogas por transportar 191 quilos de maconha no porta-malas de um carro. O flagr...
Quadrilha é presa acusada de roubo a joalheria; funcionária é suspeita
Uma quadrilha formada por 10 pessoas foi desarticulada pela Polícia Civil de Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, após investigações de roubo a ...
Detentos são flagrados com celular cheio de vídeos de sexo com criança
Agentes penitenciários encontraram um celular contendo cenas de sexo com uma criança, na cela onde estão presos Luis Felipe Barbosa dos Santos, 19 an...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions