ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Encontro propõe debates e organização da piscicultura em MS

Vinícius Squinelo | 14/09/2011 21:31

Mobilizar produtores, discutir oportunidades, superar gargalos. É verdade que a criação de peixes no Estado está em ascensão, contudo organizar a atividade talvez seja o passo mais promissor para consolidar a piscicultura em Mato Grosso do Sul. É o que propõe o II Encontro de Piscicultores de MS, que traz uma ampla programação entre os dias 15 a 17 de setembro no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados.

A abertura oficial reunirá autoridades, parceiros e produtores nesta quinta-feira (15) às 19h30 no pavilhão de eventos do Sindicato Rural do município.

“Mato Grosso do Sul é um Estado de ponta em termos tecnológicos na área de piscicultura. Temos importantes empreendimentos como, por exemplo, o Projeto Pacu – que representa MS internacionalmente – que é um modelo para todo o País. Com a política de incentivos fiscais do Governo do Estado o setor cresceu mais de 15%, e grandes empresas se instalaram”, destaca o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, que já confirmou participação no evento.

Com apoio da Câmara Setorial da Piscicultura, importantes ações para o desenvolvimento da atividade vem sendo promovidas de modo a integrar a cadeia produtiva estadual. Líder na produção de peixes nativos de água doce, com capacidade para dobrar sua produção, o Governo do Estado incentiva piscicultores que produzem de forma sustentável através do Subprograma "Peixe Vida" - mais de mil hectares de lâmina d'água estão inseridas no Subprograma. Foi por meio da disponibilidade de assistência técnica, treinamento para profissionais e piscicultores e ainda um incentivo de 50% no ICMS que o Subprograma conta hoje com 78 produtores cadastrados.

A atividade também foi apoiada com recursos da ordem de R$ 448,9 mil em apoio ao Arranjo Produtivo Local, através do Ministério da Integração Nacional e Seprotur, para aquisição de 3 caminhões, 3 automóveis e equipamentos diversos.

Nos siga no Google Notícias