A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

29/11/2011 17:35

Entra em vigor regra para circulação de caminhões nas ruas de Dourados

Edmir Conceição

Decreto que disciplina circulação de veículos pesados está publicado no Diário Oficial desta terça-feira, que circula à tarde

Entrou em vigor nesta terça-feira, 29, o decreto que disciplina o tráfego de caminhões e o serviço de carga e descarga no perímetro urbano de Dourados. Publicada na edição desta terça do Diário Oficial do Município, a nova regra estabelece várias situações de exceção, de acordo com a necessidade apontada pelos representantes de empresas que atuam na área de transportes.

A limitação ao tráfego de caminhões na área central foi proposta pelo prefeito Murilo aos representantes dos setores afetados pela medida, que participaram diretamente da discussão e definição das regras. A nova sistemática para o trânsito local foi assunto amplamente debatido entre trabalhadores e empresários que diretamente e indiretamente dependem dos serviços desses veículos.

Entre as entidades que encamparam a discussão estava a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), cujos associados dependem da circulação de caminhões para abastecimento das empresas.

NORMAS - O decreto nº 472, de 28 de novembro de 2011, determina que fica proibida a circulação de “veículos acima de 18 toneladas de carga útil e/ou com altura superior a 4,40m e veículos articulados ou combinações de veículos” no quadrilátero das ruas Eulália Pires/Coronel Ponciano e Monte Alegre/Cuiabá. Estão excluídos veículos do Corpo de Bombeiros, sistema de trânsito, iluminação pública, oxigênio, combustível, guincho e auto-fossa.

Dentro desse perímetro, foi delimitado outro quadrilátero, identificado como “Área A”, que compreende as ruas Melvin Jones/Aquidauana e Weimar Torres/Joaquim Teixeira Alves. Nessas ruas, onde está localizado o centro comercial, foram definidos horários, dias da semana e capacidade máxima para circulação, carga e descarga, observando a regulamentação.

Nessa área, veículos de até duas toneladas terão acesso livre. Veículos de até quatro toneladas e de entrega de bebidas com até 12 toneladas poderão circular das 20h às 10h. Veículo leve de carga até 12,5 toneladas das 20h às 7h; veículo transportador de caçambas até 16 toneladas das 20h às 8h e veículo pesado até 18 toneladas das 20h às 6h;

Os veículos com restrição na “Área A” durante a semana serão acesso livre nos sábados após as 14h e nos domingos e feriados em qualquer horário.

CAMPANHA - Antes de determinar as regras definidas em conjunto com os setores, a Prefeitura de Dourados desenvolveu uma intensa campanha de conscientização, com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar e do Exército Brasileiro. Equipes foram colocadas estrategicamente nas entradas da cidade, orientando e informando condutores de veículos pesados sobre as normas que estão sendo implantadas.

Idoso sofre sequestro relâmpago por supostos vendedores na fronteira
Idoso de 61 anos e brasileiro, sofreu um sequestro relâmpago na manhã deste domingo (4), enquanto descia do seu veículo para realizar compras no lado...
Concurso Beleza Negra acontece na próxima sexta-feira em Dourados
A cidade de Dourados - que fica a 233 km de Campo Grande - recebe na próxima sexta-feira (9), a partir da 19h, a primeira edição do Concurso Beleza N...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions