ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Equipe da Cetesb irá avaliar vazamento de gás em frigorífico de Bataguassu

Francisco Júnior e Paula Maciulevicius, de Bataguassu | 01/02/2012 09:36

Apesar da Marfrig fazer pressão para que o curtume fosse liberado o mais rápido possível, os órgãos estaduais mantiveram o local isolado.

Equipe técnica irá  ajudar Corpo de Bombeiros a descobrir causas de acidente (Foto: Marlon Ganassin)
Equipe técnica irá ajudar Corpo de Bombeiros a descobrir causas de acidente (Foto: Marlon Ganassin)

Uma equipe da Cetesb (Companha Ambiental do Estado de São Paulo) chegou na noite de ontem (31), em Bataguassu, para dar apoio ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no episódio de vazamento de gás tóxico no frigorífico Marfrig, onde quatro pessoas morreram.

A equipe técnica composta por quatro profissionais, três da Capital Paulista e um de Presidente Prudente, já está no curtume para avaliar a proporção do vazamento de gás.

A Companhia é responsável pelo controle fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição e foi acionada pela Defesa Civil Estadual depois que uma reação química provocou o vazamento e a intoxicação de 27 funcionários.

Ainda na noite desta terça-feira, os técnicos se reuniram com bombeiros e a Defesa Civil para entender o que ocorreu e preparar a logística para atuação no dia seguinte, que envolve o preparo dos profissionais e também do equipamento para ser utilizado. A Cetesb veio preparada para adentrar ao curtume, que permanece isolado.

De acordo com o engenheiro do setor de emergência da Companhia, Anderson Pioli, a equipe veio dar apoio e colaborar com as investigações do Corpo de Bombeiros sobre o acidente. Segundo ele, os técnicos trouxeram equipamentos especiais para monitorar gases tóxicos e inflamáveis no local. “A equipe vai entrar com a roupa nível A, que é o máximo de segurança. É um caso complicado. Vamos trabalhar para evitar que aconteça novas vítimas”.

Conforme o engenheiro, a última medição de gás sulfídrico feita no local apontou que a substância estava 40 partes por milhão. Acima de 100 partes, conforme o técnico, esse gás se torna letal. “É possível que tenha atingido essas 100 partes no momento do vazamento, por isso que teve vítimas que entraram em óbito. O nosso trabalho é confirmar isso. Mesmo sendo um galpão e um local aberto a reação foi muito violenta”, explicou.

O engenheiro explicou ainda que a primeira ação da equipe é tentar identificar o que provocou o acidente. Depois o que ocorreu e, por último, separar os produtos e liberar o local com segurança.

O major do Corpo de Bombeiros, Luidson Noleto, acredita que com a experiência que os técnicos têm, irão descobrir as causas do acidente. Segundo ele, ainda é um incógnita que substancia provocou a reação.

O major explicou que o curtume está fechado sob custódia do Estado e que uma equipe passou a noite toda no local. Segundo ele, os bombeiros irão ficar no frigorifico até a liberação.

O major informou que uma equipe do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) irá ajudar nos trabalhos.

Ele garantiu que a situação no curtume está controlada e não tem risco para a população da cidade.

Segundo a Defesa Civil Estadual não houve nenhuma explosão em decorrência do vazamento e a Polícia Militar passou a noite toda preservando o local.

"Vamos entrar com a Cetesb para nova avaliação do local. Com o tempo o gás pode ter exalado", explicou o major do Corpo de Bombeiros Adriano Rampazo.

Ainda de acordo com o major, o trabalho da Defesa Civil e dos militares foi de isolar o local e monitorar os gases através de um detector.

A Defesa Civil garantiu ao Campo Grande News que toda área foi evacuada e que mesmo com a alta quantidade de gás tóxico, todos os funcionários foram retirados do curtume. No final da tarde de ontem, a porcentagem de gás tóxico no local estava em 40.

Apesar da Marfrig fazer pressão para que o curtume fosse liberado o mais rápido possível, os órgãos estaduais mantiveram o local isolado. Ainda nesta manhã técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) vêm a Bataguassu para avaliar os danos ambientais.

Nesta semana o Marfrig passava por auditoria justamente na parte onde houve o vazamento, em cima das práticas realizadas no curtume em relação às normas de segurança.

Nos siga no Google Notícias