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Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

11/03/2015 08:18

Escolas da rede municipal obtiveram 82% de desempenho escolar em 2014

Flávia Lima
Alunos mostraram melhor desempenho com mudança de método pela Reme. (Foto:Divulgação)Alunos mostraram melhor desempenho com mudança de método pela Reme. (Foto:Divulgação)

Alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Três Lagoas alcançaram 82% de aproveitamento escolar, percentual indicado pelo Desempenho Escolar 2014. Com isso, a Reme aumentou quatro pontos percentuais em relação a 2010, quando os alunos obtiveram 78% de aproveitamento.

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Desde 2000, a Semec (Secretaria de Educação) do município  passou a aplicar a teoria sócio-interacionista, que entende que o aprendizado é construído a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Outro ponto da teoria são as avaliações conceituais como auxílio na prática educativa. De acordo com a assessora educacional e diretora do Departamento Pedagógico da Semec, Jussara Fernandes, no período de 15 anos, o sistema educacional público passou por adaptações conforme as necessidades específicas do município. "A implantação das teorias, a continuidade e as adaptações, colaboraram para que saíssemos de um percentual de 64% em 2009, subindo para 78% em 2010, e agora para 82% em 2014. Conforme fomos aplicando mudanças, conseguimos promover a qualidade no ensino, e a tendência é continuar aumentando. Nossa meta é chegar aos 100% de aproveitamento no Desempenho Escolar", observou.

A avaliação no Desempenho Escolar tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno para diagnosticar as dificuldades e propor possibilidades de ações educacionais necessárias. O aluno é avaliado durante todo o ano, com testes chamados de conceituais, que buscam compreender o que o aluno está absorvendo do conteúdo, e não apenas decorando.
“Desta forma, é possível desconstruir um processo de aprendizagem mecânico, e sim, ter um sistema educacional que cumpra com o pessoal de formação e construção de cidadania. É preciso que o educador entenda as necessidades do aluno, a partir desse diagnostico, traçar ações que as preencham", diz Jussara.

O secretário de Educação, Mario Grespan, ressaltou que a Semec adotou as teorias para diferenciar o papel da avaliação do Desempenho Escolar. "O papel de avaliação do Desempenho Escolar nem sempre foi visto como positivo, principalmente por especialistas pedagógicos. Por meio de todos os nossos especialistas e assessores, entendemos como necessárias novas políticas e estratégias educacionais para o aperfeiçoamento do sistema educacional como um todo”, concluiu.

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