ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Escorpiões invadem bairros de Dourados e CCZ emite alerta de infestação

Zana Zaidan | 10/05/2014 15:14
Escorpiões invadem casas em Dourados (Foto: Dourados Agora)
Escorpiões invadem casas em Dourados (Foto: Dourados Agora)

A cidade de Dourados, a 233 quilômetros de Dourados, enfrenta uma infestação de escorpiões e, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) emitiu alerta para que a população esteja preparada para quando encontrar ou for alvo de picadas do inseto.

Um mutirão percorre as casas, para notificar proprietários de imóveis, além de orientar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a presença dos escorpiões. No bairro
Jardim Santo André, 22 quarteirões e 502 casas foram vistoriadas pelos agentes do CCZ em dois dias. No mesmo período, foram notificados proprietários de terrenos baldios, residências, comércios e outros.

Orientação – O CCZ alerta que é preciso adotar estratégias de prevenção. Dentro das casas, a atenção em especial deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

O animal pode ser encontrado em ambientes habitados pelo homem, principalmente próximos a córregos, cemitérios, construções e terrenos baldios. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas e madeiras.

Em caso de acidentes com os escorpiões, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. Quando houver picada, é preciso ainda lavar bem o local atingido com água e sabão, antes de buscar atendimento.

O CCZ ainda deve ser avisado rapidamente sobre o aparecimento do animal através do telefone 3411-7753.

(Com informações do Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias