ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Estado decreta emergência para construir proteção em ponte

Caroline Maldonado | 04/09/2014 08:50
Estruturas estão parcialmente apoiadas nestes aparelhos amortecedores (Foto: Concessionária Porto Morrinho)
Estruturas estão parcialmente apoiadas nestes aparelhos amortecedores (Foto: Concessionária Porto Morrinho)

O Governo do Estado decretou hoje (4) situação de emergência na estrutura da ponte rodoviária da BR-262, sobre o Rio Paraguai, que fica em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. No dia 26, um dos pilares da ponte foi atingido por um barco empurrador paraguaio, abrindo uma fenda de aproximadamente 20 centímetros.

Na terça-feira (2), a prefeitura do munícipio também fez o decreto. Com isso, a intenção é conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para construção de um dolfin, uma estrutura para proteger a ponte. Conforme o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, após o decreto do Estado, o recurso deve ser liberado para que as obras comecem imediatamente.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trânsito sobre a ponte continua restrito, feito apenas por uma via, com o sistema “pare e siga” e os veículos de carga carregados, como os bi-trens, são desacoplados para a travessia da ponte. No segundo transbordo, esses veículos não pagam pedágio da carreta vazia, segundo a concessionária Porto Morrinho. A previsão é de que o tráfego continue assim até a segunda avaliação do estado da ponte e encaminhamento da manutenção.

Reparo – O conserto do estrago causado pelo barco empurrador, por sua vez, foi assumido pela concessionária Porto Morrinho. Técnicos já estiveram no local e aguardam o rio baixar para fazer nova vistoria, desta vez na parte submersa do pilar atingido pela embarcação, que estava atracada na margem e o comboio se desamarrou das árvores, ficou a deriva e atingiu a ponte, na região onde não há navegação.

Fotos da primeira vistoria feitas pelos técnicos da concessionária mostram como ficaram os aparelhos de apoio da superestrutura sobre os pilares, após o acidente. O diretor técnico da concessionária Porto Morrinho, Wolney Freire, explica que os aparelhos tem função de amortecer os deslocamentos normais das estruturas em função do tráfego e de variações de temperatura, dentre outros fatores.

“Eles (aparelhos) são de dois tipos os metálicos que suportam as estruturas do vão principal e os de neoprene que suportam as vigas pré moldadas dos vãos adjacentes. Como se pode ver as estruturas estão parcialmente apoiadas nestes aparelhos, razão pela qual há restrições para o tráfego de veículos de carga”, avalia o diretor.

Nos siga no Google Notícias