ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Estado reconhece situação de emergência de quatro municípios

Renata Volpe Haddad | 22/06/2016 07:40
Em Coronel Sapucaia, as chuvas de maio afetaram bastante a zona rural, destruindo pontes e afetando estradas. (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
Em Coronel Sapucaia, as chuvas de maio afetaram bastante a zona rural, destruindo pontes e afetando estradas. (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)

O Governo de Mato Grosso do Sul reconheceu situação de emergência decretada por quatro municípios da região Sul. Coronel Sapucaia, Eldorado, Paranhos e Amambai, foram atingidas pelas chuvas que voltaram a prejudicar vários danos, em maio. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (22).

Conforme o decreto, as chuvas de maio causaram diversos danos púbicos e privados, afetando principalmente a zona rual, com prejuízos que ultrapassam a capacidade que os municípios têm para arrumar os estragos.

A contabilização dos danos ainda está sendo feita, mas há crescente registro da necessidade de auxílio por parte do governo estadual. Como as chuvas afetaram principalmente a zona rural, as estradas estão intransitáveis, deixando vários alunos sem aulas.

Além disso, com as estradas prejudicadas, a agropecuária está comprometida e os produtores não conseguem comercializar leite, escoar safra, cuidar da terra, abater bovinos, entre outras atividades.

Com o decreto reconhecido, fica autorizado convocar voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre e para realização de campanhas de arrecadação de recursos para ajudar a comunidade afetada pelas chuvas.

A Defesa Civil também está autorizada a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar pronta evacuação e usar propriedade particular para abrigar a população, caso seja necessário.

Nos siga no Google Notícias