ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Estratégias de Conservação da Natureza reúne oficiais da PMA no Pantanal

Vinícius Squinelo | 14/11/2013 23:30

Começa nesta sexta-feira a 11ª edição do Curso de Estratégias para a Conservação da Natureza, que reúne durante dez dias, no Pantanal de Corumbá, oficiais da Polícia Militar Ambiental (PMA) de todo o País. O curso, iniciado em 1992, tem por objetivo qualificar os militares para o planejamento estratégico e execução da proteção ao meio ambiente, com o envolvimento da sociedade civil. “A proposta é difundir a proteção ambiental e mostrar caminhos para ser mais eficiente como parceiro da natureza dentro de um cenário cada dia mais preocupante de degradação”, ressaltou Ângelo Rabelo, conselheiro do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

A organização do curso é do IHP e a realização da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM/MS). A palestra de abertura, a bordo do barco Kalipso, às 12h, no Porto Geral, será do engenheiro florestal, pesquisador e mestre em Ciências Florestais, Miguel Serediuk Milano.

A preparação dos oficiais para atuarem fortemente na ação preventiva e não repressiva, por meio dos conhecimentos sobre legislação e dos ecossistemas brasileiros, foi idealizada por Rabelo, que comandou a primeira formação da então Polícia Florestal, em Corumbá. A corporação foi criada nos anos de 1980 para combater os caçadores de jacarés no Pantanal.

Depois de atuar dez anos na repressão ao contrabando de milhares de peles de jacarés e ao tráfico de animais silvestres num período de leis ambientais frágeis, Rabelo, tenente-coronel da reserva, percebeu a necessidade de capacitar os policiais ambientais para usarem o conhecimento técnico como arma e convencimento na antecipação aos crimes ambientais. Hoje a consciência se multiplica nos quartéis e nas comunidades.

O curso nasceu há 20 anos, com o apoio do Fundo Mundial para Natureza (WWF), e em 2005 passou a ser incorporado aos projetos do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), ONG de Corumbá que atua na preservação e conservação do Pantanal. Atualmente é realizado pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. Cerca de 400 oficiais de todos os estados receberam treinamentos nas dez edições anteriores do curso. A programação inclui aulas de campo e palestras de alguns dos maiores especialistas em conservação do País.

Nos siga no Google Notícias