ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Estudante concorre com 13,5 mil alunos e vira embaixadora nos EUA

Luciana Brazil | 29/10/2014 11:35
Sophia enfrentou 13,5 mil alunos e embarca em janeiro para os EUA. (Foto: Divulgação)
Sophia enfrentou 13,5 mil alunos e embarca em janeiro para os EUA. (Foto: Divulgação)

Estudante de 17 anos, aluna de uma escola pública em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Campo Grande, foi selecionada entre mais de 13,5 mil candidatos para representar o Brasil nos Estados Unidos, como a nova embaixadora brasileira no país norte-americano.

Sophia Lamara Astholphi, aluna da escola estadual Thomaz Barbosa Rangel, vai participar do programa Jovens Embaixadores nos EUA, que beneficia o vencedor com uma viagem de três semanas com atividades sócio-culturais. A estudante embarca em janeiro.

A menina enfrentou uma seleção concorrida, com provas e entrevistas, onde disputou com 13.500 alunos brasileiros.

“Foi difícil, sempre é, porque você tem que passar por bastante burocracia até sair o resultado e isso quase mata a gente do coração. Estou ansiosa e muito feliz e vou poder realizar um sonho”, disse a jovem estudante.

Na primeira semana da viagem, Sophia e jovens selecionados de outros países visitarão Washington-DC, a capital do país. Além de conhecer monumentos importantes da cidade, Sophia participará de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitando escolas e projetos sociais. Os alunos participarão ainda de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Os estudantes serão divididos em subgrupos para visitarem outros estados. Retornando a Washington, Sophia ficará hospedada na casa de uma família americana. Ela assistirá aulas e irá interagir com jovens da sua idade, participando de atividades sócio-culturais na comunidade. Faz parte da programação, apresentações sobre o município de Rio Verde e o Brasil.

Jovens Embaixadores - O programa, criado em 2002, é uma iniciativa da embaixada dos Estados Unidos - em parceria com setores publico e privado em ambos os países -, que beneficia os participantes com uma viagem de três semanas aos EUA.

Participam alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês e que sejam de uma classe social menos favorecida. Os estudantes também precisam ter perfil de liderança e prestar serviço voluntário.

A intenção do programa é aproximar os laços entre Brasil e Estados Unidos da América. O modelo valoriza e promove o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens e ainda os transforma em referência para outros alunos e também para a comunidade em que vivem.

Para participar/ pré-requisitos- ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Nos siga no Google Notícias