ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Exército inicia Operação Ágata 11, de combate a crimes na região de fronteira

Renata Volpe Haddad | 14/06/2016 09:47

Marinha, Exército, Força Aérea e integrantes de órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais compõem a Operação Ágata 11, iniciada na manhã desta segunda-feira (13) com efetivo de três mil homens na área Oeste, que envolve Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

A operação acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, devido ao evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre, e em áreas específicas de fronteira fluvial.

Durante a mobilização, militares vão combater os principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.

A área Oeste será comandada pelo General de Exército, Paulo Humberto César de Oliveira, no Centro de Operações o Comando Militar do Oeste, em Campo Grande.

As ações serão realizadas entre as cidades de Comodoro, no Mato Grosso, e Mundo Novo, Sul de Mato Grosso do Sul, em uma extensão de aproximadamente 2.503 Km.

Há previsão de uso de helicópteros da Aviação do Exército e de apoio logístico para as forças empregadas. Serão realizadas Ações Cívico-Sociais em Cáceres, Corumbá, Ladário e Ponta Porã.

Na área de operações, além das agências federais, há ainda apoio de órgãos estaduais, como a Polícia Militar e Civil de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, GGIFron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal, do Estado de MS), Sefaz (Secretaria de Fazenda Estadual), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), entre outras.

Nos siga no Google Notícias