ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Falta de documentação de rancho atrasa ida de Leão Simba para Cotia

Ítalo Milhomem | 28/07/2011 10:16

Empresa de transporte irá patrocinar a saga de Ivinhema até o Rancho dos Gnomos em Cotia (SP)

No novo lar, em Cotia, Simba mudará de nome para Antuak para esquecer tempo sofrível que passou em Ivinhema. (Foto: Ivi Notícias)
No novo lar, em Cotia, Simba mudará de nome para Antuak para esquecer tempo sofrível que passou em Ivinhema. (Foto: Ivi Notícias)

A falta de documentos exigidos para liberação da licença ambiental do Ibama-SP (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está atrasando a ida do Leão Simba para o Rancho dos Gnomos, em Cotia, São Paulo, que espera desde o fechamento do zoológico municipal de Ivinhema, em 2005, por um local adequado para viver.

De acordo com a coordenadora de fauna do Ibama/MS, Paula Mochel, ainda faltam documentos de projetos e plantas dos locais onde os animais ficam no Rancho dos Gnomos.

“Falta anuência do Ibama de São Paulo, porque todo mantenedor de fauna tem que ter uma licença ambiental para saber se está tudo certinho para fazer a destinação de animal. Eles (Ibama/SP) informaram que tinham algumas pendências documentais, são pendências que vão se arrastando a mais de um ano, como a apresentação de projetos e plantas dos recintos , documentos de entrada e saída dos animais. Falei ontem com administrador do Rancho e ele me disse que até sexta-feira (29), estaria apresentando estes documentos para análise para receber a autorização” comenta Paula.

Simba, que foi alvo de uma campanha na internet para receber um novo lar, já ganhou um patrocínio de uma empresa de transporte para ir de Ivinhema para Cotia sem custos.

“Ele vai ser transportado em uma carreta, o Rancho dos Gnomos já tem essa carreta apropriada, com uma jaula reforçada, mas precisa de um caminhão guincho que eles não têm, mas já conseguiram um patrocínio de uma empresa de transportes que irá de São Paulo para Ivinhema e levará para Cotia. O pessoal do Rancho virá de avião e o Ibama irá dar o apoio logístico até o local onde o leão está. Uma parte da equipe volta na carreta com leão e outra de avião”, explica a coordenadora do Ibama/MS.

Leão Simba - Simba está desde 2005 no zoológico desativado em Ivinhema. Ano passado ele ficou mais solitário, porque perdeu sua companheira. Enquanto não vai para o novo lar ele é alimentado três vezes por semana por uma zelador pago pela prefeitura da cidade.

Na internet, na rede social Facebook, a página "Leão Simba também precisa de você", conta com mais de 2.100 pessoas que querem ajudar o animal.

De acordo com matéria veiculada na Folha de São Paulo, o administrador do Rancho dos Gnomos deve mudar o nome de Simba para Antuak para que ele não lembre do passado sofrível em Ivinhema. No novo lar, Simba fará companhia a outras duas leoas, a Biná e Hera. A intenção também é transmitir em tempo real pela internet, por meio de foto,todo o percurso de quase mil quilômetros entre Ivinhema e Cotia.

Nos siga no Google Notícias