ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Família Viegas promove 1º encontro domingo para reunir dois mil parentes

Helio de Freitas, de Dourados | 24/12/2015 11:43

A família Viegas promove domingo (27), o primeiro encontro em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Segundo os organizadores, devem participar pelo menos dois mil integrantes, todos descendentes de Aureliano Luiz Viegas e Leonidas Ávila Viegas, os responsáveis pela vinda dos Viegas do Rio Grande do Sul para Dourados.

Aureliano participou ativamente da revolução federalista em 1893 no sul e no início de 1.900, para proteger a família de novos conflitos, reuniu todos os filhos, noras e genros numa comitiva montada em lombo de cavalos, atravessou o Uruguai, Paraguai e entrou no Brasil pela região de Amambai, onde morreu.

De acordo com a organização do encontro, os familiares de Aureliano seguiram viagem e conseguiram chegar a Dourados, onde se instalaram.

Aureliano deixou dez filhos – Jovino, Francisco, Antenor, Laurindo, José, Delicardêncio, Acácio, Alexandrinha, Hernestina e Brandina – todos nascidos no Rio Grande do Sul e que residiram em Dourados até o final da vida e integram o rol dos pioneiros do município.

“Hoje, quando se fala em Viegas, pelo menos em Dourados e região, são todos parentes”, disse a presidente da comissão organizadora do encontro, Dinorá Fagundes Viegas. Integrantes da família são homenageados com nomes de bairro, escola e várias ruas na cidade. O grande reduto dos Viegas era a Cabeceira Alegre.

O encontro será no salão dos Vicentinos, no Izidro Pedroso, onde haverá um almoço. “Será um encontro tímido neste primeiro, mas a intenção é melhorar cada vez mais para que a gente possa manter viva nossa história, que também representa grande parte da história de Dourados”, disse Dinorá Viegas.

Nos siga no Google Notícias