ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Famílias podem receber Crédito Fundiário para construção de novos assentamentos

Alan Diógenes | 11/02/2014 21:45

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribas do Rio Pardo, cidade distante 103 km de Campo Grande está organizando grupos para buscar recursos do Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal para manter famílias especializadas em trabalhar com o gado morando nas áreas rurais.

Essas famílias acostumadas a morar na zona rural, estavam sendo obrigadas a se mudarem para a zona urbana após demissões acontecerem por conta da mudança gradual da matriz econômica na exploração da terra, da pecuária e do eucalipto no município.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvio Menezes, essas famílias não sabem exercer outra atividade ao não ser cuidar do gado. “São famílias que não sabem viver sem cultivar a terra ou mexer com gado e agora estão desempregadas, sendo obrigadas a mudar de profissão”, ressaltou.

Dois grupos já estão trabalhando na fase de contratação dos recursos para a aquisição de áreas e montagem de mais dois assentamentos no município. Silvio acredita que em maio deste ano, novos assentamentos já estejam formados. 

Uma das últimas reuniões do grupo aconteceu no dia 06 deste mês, no Sindicato Rural Patrona, onde foram apresentadas informações burocráticas necessárias para a finalização dos procedimentos que asseguram a liberação de recursos do Governo Federal para a implantação dos assentamentos.

A próxima reunião será quinta-feira dia 13, desta vez no Ginásio de Esportes da Prefeitura. Na pauta, está a elaboração do Projeto Produtivo.

Segundo o presidente do sindicato a expecatativa da reunião é reunir o maior número de famílias. “Estamos esperando cerca de 300 pessoas das famílias que vão estar em dois assentamentos”, destacou.

Crédito Fundiário:

O Crédito Fundiário é uma iniciativa do Governo Federal que oferece R$ 60 mil para cada família interessada que tem uma carência de três anos para começar a pagar e 17 anos para quitar o valor do terreno. O pagamento em dia possibilita um desconto que chega a 40% do total do investimento.

Cada propriedade tem, no mínimo, cinco hectares. Entre as exigências para se inscrever no programa, está o fato da família interessada ter de comprovar a experiência de cinco anos cultivando a terra.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribas fez a opção pela linha de crédito conhecida como CPR (Combate a Pobreza Geral). O salário família dos interessados não pode ultrapassar o valor de R$ 15 mil, anualmente.

Serviço: 

Reunião sobre Crédito Fundiário
Local: Ginásio de Esportes da Prefeitura
Data: 13-02-2014 – quinta-feira
Hora: 8h
Realização: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribas do Rio Pardo-MS
Maiores informações: Av. Jesuíno Álvares de Barros, 642,Nossa Senhora Conceição II

Nos siga no Google Notícias