ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Famosa por festa gastronômica, Maracaju faz 92 anos ao som do sertanejo

Aline dos Santos | 11/06/2016 09:03
Festa da Linguiça é um dos eventos mais tradicionais do Estado. (Foto: João Garrigó/Arquivo)
Festa da Linguiça é um dos eventos mais tradicionais do Estado. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

Nascida com a transferência de uma farmácia durante surto de malária, a cidade de Maracaju, a 160 km de Campo Grande, comemora aniversário de 92 anos neste sábado (dia 11).

Com população de 43.078 pessoas, o município tem um dos eventos gastronômicos mais tradicionais do Estado: a Festa da Linguiça de Maracaju. O embutido ficou famoso ao figurar no Livro Guinness dos Recordes como a maior linguiça do mundo.

Com a economia voltada para agropecuária, a programação da festa do aniversário foi ao som de música sertaneja. De acordo com o site Tudo do MS, o show de Fernando & Sorocaba reuniu 8 mil pessoas na noite de ontem no Parque de Exposição de Maracaju.

Neste sábado, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que já foi prefeito do município, entrega R$ 200 mil em materiais de escritório e mobiliário para atender os postos de saúde do município. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar de quando ele era deputado federal. Também serão entregues equipamentos de R$ 528 mil, adquiridos por meio de emendas parlamentares liberados pelo governo do Estado em 2015.

História - Em 1922, João Pedro Fernandes, radicado no local denominado São Bento (atual Sidrolândia) transferiu sua farmácia para Nioaque. No ano seguinte, em consequência de um surto de malária e atendendo apelo dos moradores, transferiu seu estabelecimento comercial para a região onde hoje se localiza Maracaju.

De acordo com informações do IBGE Cidades, João Pedro procurou instalar uma escola e, com o apoio dos moradores, organizou a Sociedade Incentivadora da Instrução de Maracaju.

Nos siga no Google Notícias