ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Fazenda é ocupada por índios, que calculam mais de 1 mil pessoas no local

Nyelder Rodrigues | 13/06/2016 18:42

Vários indígenas da aldeia Tey Kue ocupam desde a noite de domingo (12) a fazenda Ivu, localizada no município de Caarapó - a 283 km de Campo Grande - que está inserida em território já demarcado e chamado pelos índios de Tekoha Tey'i Juçu, historicamente reivindicada pelos guarani-kaiowá.

No momento, os índios calculam que mais de 1 mil pessoas na fazenda, que foi ocupada por completo, inclusive a sede. A aldeia Tey Kue abriga, segundo os indígenas, cerca de 11 mil pessoas atualmente. "Com muita luta conseguimos a publicação da demarcação. A nossa decisão agora é da comunidade ocupar os nossos 55 mil hectares", explica Lourival Nantes.

"É nossa decisão de guarani-kaiowá. Nossos avôs e bisavôs morreram todos em função disso aqui, por isso vamos seguir lutando por essa área", completa Lourival. Ele explica que os índios estão apenas na fazenda, que está escriturada em nome de Silvana Raquel Amado Buainain.

A PM (Polícia Militar) confirmou a ocupação, ocorrida desde a noite de domingo, mas diz que não conseguiu conversar com as lideranças no local. A reportagem não conseguiu contato com a Polícia Civil e PF (Polícia Federal).

De acordo com o Sindicato Rural de Caarapó, produtores da região se reuniram para avaliar a situação, mas nenhum decisão tinha sido tomada até então, sendo que uma posição oficial deve ser divulgad apenas na manhã desta terça-feira (14). Tanto índios como produtores indicam temer possíveis confrontos na região.

Nos siga no Google Notícias