ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Fazendeiro é multado em R$ 6,9 mil por corte ilegal de aroeira

Daniel Machado | 20/02/2015 22:53
A área desmatada na propriedade é de 6,5 hectares. (Foto: Assessoria de Comunicação)
A área desmatada na propriedade é de 6,5 hectares. (Foto: Assessoria de Comunicação)

A Polícia Militar Ambiental de Miranda realizava fiscalização nesta sexta-feira (20) pela manhã nas propriedades rurais do município de Bodoquena quando flagrou um proprietário rural em atividade de desmatamento e exploração de madeira protegida ilegalmente.

A área desmatada na propriedade é de 6,5 hectares. Dentre a vegetação derrubada, haviam sido retiradas 154 estacas e nove firmes de madeira da espécie aroeira, que tem seu corte proibido, inclusive, em desmatamentos legalizados e 86 estacas e três firmes da espécie Ipê, todos serrados em área de matas ciliares (Área de Preservação Permanente) de um curso d’água que corta a propriedade.

As atividades foram interditadas e o proprietário da fazenda, de 61 anos, que mora em Campo Grande, foi multado em R$ 6.956.

Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Bodoquena e responderá por crimes ambientais.

Pela exploração da aroeira, a pena prevista é de um a dois anos de reclusão. Pela destruição da mata ciliar, a pena é de um a três anos de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.
A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental.

Nos siga no Google Notícias