ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Feiras abordam tecnologia, inovação e agricultura familiar até quinta

Nyelder Rodrigues | 22/11/2016 19:35

Foi iniciado nesta terça-feira (22) em Nova Andradina - cidade localizada a 300 km de Campo Grande - duas feiras que abordam tecnologia e agricultura. Os eventos acontecem até quinta-feira (24) no campus de Integração Tecnológica da Finova (Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina).

A TecNova (Feira de Tecnologia e Inovação) e Feiraf (Feira Regional de Agricultura Familiar) acontecem simultaneamente, reunindo especialistas, empreendedores, acadêmicos, profissionais e autoridades de todo o Mato Grosso do Sul, principalmente da região Vale do Ivinhema.

O foco das feiras, iniciativa da prefeitura de Nova Andradina, Finova e secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Planejamento, é fomentar a ciência, tecnologia e inovação na agricultura familiar - modalidade econômica muito forte na região e que nos assentamentos, como o Casa Verde, são exemplis de desenvolvimento.

"Nova Andradina tem um trabalho precursor de legislação que hoje está sendo discutido em âmbito estadual. E com esta proposta de constituir projetos produtivos e úteis à sociedade, já colhe dividendos para o município, para região e o Estado, através da Finova", frisa o reitor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Luiz Simão Staszczak.

Na mesma linha, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, ressalta a transformação que a região de Nova Andradina sustenta ao instituir de forma pioneira, instrumentos de apoio à produção e à melhoria da produtividade do setor.

"Com uma localização geográfica extremamente bem posicionada no contexto do Estado, Nova Andradina é referência em um modelo de cooperação que reúne instituições de ensino, cooperativas e toda a rede de assistência técnica. Ação que, tem alavancado o desenvolvimento da região", destaca o secretário.

Na programação da TecNova e Feiraf, constam debates sobre financiamento da agricultura familiar, compras governamentais, assistência técnica, tecnológica e ambiental, além do papel das universidades na assistência à agricultura familiar.

Também integra a programação do evento a exposição de artesanato e alimentos da agricultura familiar. Gratuito, o evento é aberto a toda a comunidade escolar do município de Nova Andradina.

Nos siga no Google Notícias