ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Fronteira da Bolívia com Corumbá é reaberta após 12 horas

Vinícius Squinelo | 14/09/2011 19:33

Durou doze horas a interdição da fronteira boliviana realizada nesta quarta-feira, pelos Comitês Cívicos bolivianos de Arroyo Concépcion; Puerto Quijarro e Puerto Suárez. A mobilização teve início a meia-noite e terminou ao meio-dia de ontem com a liberação do tráfego de veículos para entrada e saída na Bolívia. Durante o período de manifestação, somente pedestres cruzavam a linha fronteiriça.

A mobilização foi um desdobramento de ação similar que aconteceu no dia 17 de agosto quando os manifestantes solicitavam a negociação com o Governo da Bolívia a fim de extinguir multas e a redução da taxa de impostos alfandegários no processo de nacionalização de veículos sem documento. Naquela ocasião, a fronteira permaneceu fechada por trinta e nove horas.

O presidente do Comitê Cívico de Arroyo Concépcion, Jaime Algarañaz, explicou que a interdição aconteceu pelos mesmos motivos da realizada em agosto. "Seguimos com o mesmo teor de reivindicação. Nosso pedido é que baixem os valores de taxas e das multas para nacionalizar os veículos", afirmou Algarañaz.

Foi aberto um canal de negociação com o Governo para discutir o assunto. Mesmo com a liberação do acesso novos bloqueios não foram descartados. A previsão inicial dos manifestantes era que o protesto na fronteira da Província de Germán Busch com Corumbá ocorresse por tempo indeterminado.(com informações do site Diário Online)

Nos siga no Google Notícias