A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

19/11/2012 18:07

Funai pede investigação sobre córrego contaminado

Nícholas Vasconcelos
Imagem postada na internet mostra córrego  Ypo'i coberto por espuma em Paranhos. (Foto: Reprodução/Facebook)Imagem postada na internet mostra córrego Ypo'i coberto por espuma em Paranhos. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Funai (Fundação Nacional do Índio) protocolou hoje pedido de investigação no MPF (Ministério Público Federal e na Polícia Federal sobre a denúncia de envenenamento do córrego Ypo’i , que fica na comunidade indígena de mesmo nome em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande.

Veja Mais
Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Homem é encontrado morto com marcas de tiro em calçada de casa

Na quarta-feira (14), o grupo de índios guarani-kaiowá avistou uma espuma branca no córrego que passa na área ocupada, o que aparenta ser veneno jogado no local, e denúnciou nas redes sociais.De acordo com o relato dos indígenas, a espuma permaneceu dois dias no local até desaparecer, e eles avistaram ainda tambores de veneno próximo ao curso de água.

O Ministério Público e a Polícia já haviam sido comunicados sobre a denúncia por telefone, mas a formalização só foi possível hoje devido ao feriado.

Segundo a Funai de Ponta Porã, responsável por Paranhos, o córrego é a única fonte de água da comunidade Ypo’i onde vivem 77 famílias.

A Fundação informou ainda que não há prazo definido para a resposta sobre a denúncia de poluição do córrego.

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) também denunciou a contaminção do córrego que passa pela comunidade e o conselho Aty Guasu recolheu amostras da água para auxiliar nas investigações.

No YouTube, um vídeo postado pelo Aty Guasu mostra a espuma que se formou no leito do córrego.

 

 

 

 

Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Após agredir a esposa, Gilmar Sousa, de 37 anos, se escondeu na casa do pai no assentamento Itamarati, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande. Conf...
Homem é encontrado morto com marcas de tiro em calçada de casa
Um homem não identificado foi encontrado morto na madrugada deste domingo (11) em Dourados – a 233 km de Campo Grande. Conforme o Boletim de Ocorrênc...
Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions