ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Funai prorroga prazo para levantamento de benfeitorias em fazendas

Aline dos Santos | 22/10/2013 08:41

A Funai (Fundação Nacional do Índio) prorrogou o trabalho do grupo técnico que faz levantamento e avaliação de benfeitorias em fazendas localizada em Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, área denominada de terra indígena Buriti. De acordo com a portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, o prazo foi prorrogado por mais três dias. O período inicial era de trinta dias.

O trabalho é feito por nove servidores, entre engenheiros agrônomos, técnico em agricultura e pecuária, analista de sistema e agente em indigenismo.

A disputa entre terenas e fazendeiros na região ganhou destaque nacional após a morte do índio Oziel Gabriel, em 30 de maio. Ele foi ferido na reintegração de posse da fazenda Buriti. Desta forma, o governo federal passou a centralizar as negociações, com a proposta de indenizar os fazendeiros pela terra nua. Antes, somente benfeitorias eram pagas.

Já foi formado grupo de trabalho com técnicos da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário) e da SPU (Secretaria do Patrimônio da União). O levantamento vai estabelecer o preço das áreas, incluindo a terra nua e benfeitorias. Estima-se que o custo seja de R$ 150 milhões.

Nos siga no Google Notícias