ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Funcionários da fábrica de fertilizantes dizem estar há um mês sem salário

Liana Feitosa | 03/12/2014 17:15
(Foto: Perfil News)
(Foto: Perfil News)

Clima de tensão é constante na cidade de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. O aumento da dívida do Consórcio UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), fábrica de fertilizantes da Petrobras que está sendo construída na cidade, tem gerado dor de cabeça a prestadores de serviços e ex-funcionários. São cerca de 2 mil demitidos recentemente.

Uma funcionária da obra, que preferiu não se identificar, afirma que o consórcio lhe deve cerca de R$ 4 mil entre salário, vales e auxílios em atraso. "E nem dá para contar com o salário deste mês porque já avisaram que não vão pagar", conta. Ela está sem receber salário desde outubro.

Um dos auxílios oferecidos possibilitava a funcionários de outras cidades e estados, pagar o aluguel, mas o benefício também está em atraso. "Ninguém paga aluguel desde o mês passado. Sem ter como morar, sem ter comida e emprego fica difícil, né?", lamenta.

De acordo com o último posicionamento da Petrobras, a estatal está em dia com os repasses e pagamentos foram feitos de acordo com a legislação vigente e com os prazos e procedimentos estabelecidos no contrato.

No entanto, demitidos argumentam que a dívida é da Petrobras, que não realiza repasses porque as empresas GDK e Galvão Engenharia, ligadas ao Consórcio UFN3, são investigadas por envolvimento em esquema de corrupção. Portanto, especulações são constantes, causando desconforto a empresários e à população.

Na primeira leva de demissões, no mês passado, o Consórcio UFN 3 responsável pela obra, afirmou em nota que está em fase final de trabalho e o desligamento dos funcionários faz parte do cronograma estabelecido pela empresa. A previsão é de que a indústria seja inaugurada no primeiro semestre de 2015.

Nos siga no Google Notícias