ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Fundação de Cultura leva projeto de preservação de bens a mais 2 cidades

Luciana Brazil | 04/07/2014 07:43

Para sensibilizar gestores municipais a adotar políticas de preservação, a Fundação de Cultura do Estado realiza em Aparecida do Taboado e Paranaíba, entre os dias 7 e 11 de julho, o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”. A iniciativa é desenvolvida por meio do Arquivo Público Estadual que também proporciona assessoria técnica aos gestores e municípios.

A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli, Lira Dequech e pelo coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, Fábio Mota Queiroz, realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos municípios.

A intenção do Arquivo Público Estadual é despertar nos a consciência de preservação dos bens patrimoniais, além de visualizar a necessidade da criação de arquivos municipais ou similares. Com a visita, os município recebem assessoria permanente, além de um manual com informações básicas a respeito da instalação dos materiais, incluindo uma minuta do projeto de lei.

O projeto propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. O resultado trará a tona situação real da documentação e auxiliará no planejamento de diretrizes para a gestão documental. O resultado da ação é contribuir para a preservação da história.
O Arquivo Público não tem a intenção de recolher os documentos encontrados nos municípios.

Mais informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” estão disponíveis no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.

Nos siga no Google Notícias