ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Instalação de gabinete deverá reforçar segurança na fronteira com o Paraguai

Marco Antonio Brito | 30/08/2011 18:42
Secretário Wantuir Jacini durante a solenidade de instalação do Gabinete de Fronteira, em Ponta Porã. (Foto: Divulgação)
Secretário Wantuir Jacini durante a solenidade de instalação do Gabinete de Fronteira, em Ponta Porã. (Foto: Divulgação)

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, presidiu hoje (30), em Ponta Porã, o encontro com autoridades federais e estaduais de segurança pública, membros do Ministério Público e do Judiciário, Receita Federal, Exércio e Polícia Nacional do Paraguai, que marcou a instalação do segundo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF). O primeiro foi instalado em Corumbá.

O objetivo do gabinete é intensificar as ações e políticas de enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira, fortalecendo a integração entre o Brasil e os países vizinhos. Em Corumbá, o reforço na segurança atingirá toda a área de fronteira com a Bolívia. Em Ponta Porã, o foco é a fronteira com o Paraguai.

O comandante do Comando Militar do Oeste, general de exército João Francisco Ferreira, disse que a instalação do gabinete irá intensificar os trabalhos que já vêm sendo executados pelo Exército nessas regiões. Citando a Operação Ágata, desencadeada este ano em todas as áreas de fronteira do país, o comandante ressaltou que atuando em conjunto "forças estaduais, federais e armadas, em parceria com os vizinhos paraguaios", terão condições plenas de "diminuir os ilícitos na faixa de fronteira”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, ressaltou que a partir da instalação do GGIF será possível "formular estratégias de ação entre os órgãos de segurança estaduais, federais e da Polícia do Paraguai”. O prefeito de Ponta Porã, Flavio Kayatt, considerou o gabinete um instrumento importante para garantir a segurança da população.

Nova reunião - Durante a instalação do GGIF, foram assinados dois documentos: a resolução que institui o Gabinete de Gestão Integrada Fronteira - Pólo Ponta Porã; e o Termo de Instalação, que cria o colegiado, baseado no Decreto Estadual n° 11.805.

O próximo passo será uma nova reunião, que deve acontecer no dia 21 de setembro, quando deverá ser aprovado o Regimento Interno do gabinete e será dada posse aos membors do colegiado, natos e convidados.

Ao encontro de hoje, na Câmara Municipal de Ponta Porã, estiveram presentes o comissário principal da Polícia Nacional do Paraguai, Justo Pastor Benites; o presidente da Câmara de Ponta Porã, vereador Ramão de Deus; o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto David dos Santos; o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, dentre outras autoridades civis e militares.

Competências e atribuições - Uma das principais competências do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico ilícito de entorpecentes. São considerados membros natos do GGI Aliança representantes dos seguintes órgãos: Batalhão da Polícia Militar, Delegacia Regional da Polícia Civil, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira, representante da Superintendência de Assistência Socioeducativa e representantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e da Coordenadoria Geral de Perícia. Os demais órgãos poderão atuar no colegiado, como convidados.

A proposta dos gabinetes é melhorar a articulação entre polícias Civil e Militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além de outras instituições de segurança do Estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez às necessidades da área.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sejusp)

Nos siga no Google Notícias