A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

30/08/2011 18:42

Instalação de gabinete deverá reforçar segurança na fronteira com o Paraguai

Marco Antonio Brito
Secretário Wantuir Jacini durante a solenidade de instalação do Gabinete de Fronteira, em Ponta Porã. (Foto: Divulgação)Secretário Wantuir Jacini durante a solenidade de instalação do Gabinete de Fronteira, em Ponta Porã. (Foto: Divulgação)

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, presidiu hoje (30), em Ponta Porã, o encontro com autoridades federais e estaduais de segurança pública, membros do Ministério Público e do Judiciário, Receita Federal, Exércio e Polícia Nacional do Paraguai, que marcou a instalação do segundo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF). O primeiro foi instalado em Corumbá.

O objetivo do gabinete é intensificar as ações e políticas de enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira, fortalecendo a integração entre o Brasil e os países vizinhos. Em Corumbá, o reforço na segurança atingirá toda a área de fronteira com a Bolívia. Em Ponta Porã, o foco é a fronteira com o Paraguai.

O comandante do Comando Militar do Oeste, general de exército João Francisco Ferreira, disse que a instalação do gabinete irá intensificar os trabalhos que já vêm sendo executados pelo Exército nessas regiões. Citando a Operação Ágata, desencadeada este ano em todas as áreas de fronteira do país, o comandante ressaltou que atuando em conjunto "forças estaduais, federais e armadas, em parceria com os vizinhos paraguaios", terão condições plenas de "diminuir os ilícitos na faixa de fronteira”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, ressaltou que a partir da instalação do GGIF será possível "formular estratégias de ação entre os órgãos de segurança estaduais, federais e da Polícia do Paraguai”. O prefeito de Ponta Porã, Flavio Kayatt, considerou o gabinete um instrumento importante para garantir a segurança da população.

Nova reunião - Durante a instalação do GGIF, foram assinados dois documentos: a resolução que institui o Gabinete de Gestão Integrada Fronteira - Pólo Ponta Porã; e o Termo de Instalação, que cria o colegiado, baseado no Decreto Estadual n° 11.805.

O próximo passo será uma nova reunião, que deve acontecer no dia 21 de setembro, quando deverá ser aprovado o Regimento Interno do gabinete e será dada posse aos membors do colegiado, natos e convidados.

Ao encontro de hoje, na Câmara Municipal de Ponta Porã, estiveram presentes o comissário principal da Polícia Nacional do Paraguai, Justo Pastor Benites; o presidente da Câmara de Ponta Porã, vereador Ramão de Deus; o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto David dos Santos; o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, dentre outras autoridades civis e militares.

Competências e atribuições - Uma das principais competências do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico ilícito de entorpecentes. São considerados membros natos do GGI Aliança representantes dos seguintes órgãos: Batalhão da Polícia Militar, Delegacia Regional da Polícia Civil, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira, representante da Superintendência de Assistência Socioeducativa e representantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e da Coordenadoria Geral de Perícia. Os demais órgãos poderão atuar no colegiado, como convidados.

A proposta dos gabinetes é melhorar a articulação entre polícias Civil e Militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além de outras instituições de segurança do Estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez às necessidades da área.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sejusp)




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions