ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Geração de emprego e desenvolvimento regional são foco de Incubadora

Renata Volpe Haddad | 09/07/2015 13:25
Finova foi inaugurada ontem e em agosto, abrirá edital de seleção para pessoas físicas e jurídicas. (Foto: Divulgação)
Finova foi inaugurada ontem e em agosto, abrirá edital de seleção para pessoas físicas e jurídicas. (Foto: Divulgação)

Foi inaugurado ontem (8), data em que comemora-se o Dia Nacional do Pesquisador, a sede da Fundação Instituto Tecnologia e Inovação e Finova Incubadora e Aceleradora de Empresas de Nova Andradina, distante 300 km de Campo Grande, pelo prefeito Roberto Hashioka (PMDB).

Criada por lei municipal e sancionada em setembro de 2014, a Finova tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional através de projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação, além de estimular a geração de emprego e renda por meio de programas de cooperação desenvolvidos pelas instituições participantes.

Na ocasião, foram assinados os termos de cessão real de uso da Incubadora pelo diretor-presidente da Finova, Fábio Maurício Selhorst, e de cooperação entre a Fundação Instituto Tecnologia e Inovação de Nova Andradina e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), no ato representado pelo assistente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Emerson Corazza.

De acordo com o prefeito, esse é mais um momento que entra para a história do município, pois se trata da efetivação de trabalho. "Esse trabalho contou com a participação efetiva de relevantes parceiros, entre eles o IFMS, a UEMS, a UFMS, a Uniesp e a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de São Paulo”, sintetizou.

A iniciativa conta ainda com a adesão do Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Prefeito Roberto Hashioka, afirma que a Finova vai promover desenvolvimento regional e efetivação de trabalho. (Foto: Divulgação)
Prefeito Roberto Hashioka, afirma que a Finova vai promover desenvolvimento regional e efetivação de trabalho. (Foto: Divulgação)

Edital de Seleção – Ainda em agosto deste ano, será aberto o primeiro edital para inscrições de candidatos a ingresso na Finova Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. A novidade foi anunciada durante a solenidade de ontem Hashioka e a diretoria da Fundação Instituto Tecnologia e Inovação.

Segundo o secretário municipal Renato Pires, que também exerce função na diretoria executiva da Fundação, os empreendimentos selecionados por meio do edital poderão ingressar no Programa de Incubação da Incubadora de Empresas Finova nas modalidades de Pré-Incubação ou de Incubação.

A proposta busca atingir alunos de graduação, pós-graduação e diplomados de instituições de ensino público e privado, professores e pesquisadores das instituições de ensino público e privado de Nova Andradina e empreendedores de empresas de base tecnológica e inovação.

Conforme o edital, o apoio a ser disponibilizado pela incubadora dependerá da modalidade em que o empreendimento seja selecionado para participar do sistema de incubação. As propostas para o ingresso no programa poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo.

Os interessados em realizar a inscrição, deverão entregar na sede da Finova todos os documentos solicitados no edital, que deverá estar disponibilizado na primeira semana de agosto no site da Prefeitura de Nova Andradina.

As unidades estão localizadas na Rua Milton Modesto, n°. 973, Bairro Centro, e no Distrito Industrial José Marques, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias