ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Governo prepara licitação da Ceasa para atender produtores de 40 cidades

Central de Abastecimento de Alimentos será construída em área de 42 mil metros quadrados, na margem da BR-163

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2016 16:51
Terreno para construção da Ceasa foi doado pelo município em março (Foto: Divulgação)
Terreno para construção da Ceasa foi doado pelo município em março (Foto: Divulgação)

A construção da Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) de Dourados está entre as obras que serão lançadas em junho pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Na visita que fez a Dourados na sexta-feira (20), ele anunciou que a licitação será aberta nos próximos dias.

Conforme a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), responsável pela implantação da Ceasa de Dourados, o objetivo é concluir a primeira etapa e iniciar as atividades até o fim de 2016.

Área de 42 mil m² - Voltada para atender produtores de hortifrutigranjeiros de pelo menos 40 municípios da região sul, fronteira e Grande Dourados, a Ceasa será construída em um terreno de 42 mil metros quadrados, localizado na margem da BR-163, saída para Campo Grande, e próximo à BR-376, que liga Dourados a Fátima do Sul, Glória de Dourados, Deodápolis, Vicentina e Jateí.

Avaliada em quase R$ 800 mil, a área foi doada pelo município de Dourados após aprovação da Câmara de Vereadores. A escritura foi entregue ao governo do Estado em março deste ano.

“Ficamos entusiasmados com a notícia de que o governo vai iniciar a licitação. A Ceasa e estratégica para agricultura familiar da Grande Dourados. Será mais oportunidade para os produtores comercializarem sua produção”, afirmou ao Campo Grande News o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados, Landmark Ferreira Rios.

Segundo ele, a Ceasa será administrada pelo Estado, produtores e município de Dourados. “A Agraer tem uma grande experiência na administração, pois faz a gestão compartilhada em Campo Grande. Com a central, quem vende e o próprio produtor, sem atravessador”, explicou o secretário.

“A Ceasa é uma parceria política do governo do Estado com a prefeitura de Dourados. O município doou a área e nós estamos fazendo os trabalhos para finalizar o projeto arquitetônico e captar os recursos necessários para essa implantação", informou o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas.

Segundo ele, além de recursos estaduais o governo de Mato Grosso do Sul busca apoio da bancada federal para conseguir verba da União para investir na obra.

Produtores de Douradina, Itaporã, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Jateí, Caarapó e Ponta Porã, por exemplo, poderão comercializar seus produtos na Ceasa de Dourados. Atualmente eles tem como opção apenas a Ceasa da Capital, o que gera grande custo com transporte.

Nos siga no Google Notícias