ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Governo publica regras especiais para operações em porto reativado ontem

Priscilla Peres | 21/10/2015 09:52
Porto foi reativado ontem com a presença de autoridades locais. (Foto: Toininho Ruiz)
Porto foi reativado ontem com a presença de autoridades locais. (Foto: Toininho Ruiz)

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de hoje (21), as regras para o PROEIP (Programa de Estímulo à Exportação ou Importação pelo Porto de Porto Murtinho), que já está em vigor. A partir de agora as empresas que quiserem exportar pelo porto terão incentivos, que incluiu o não pagamento de imposto.

Para que as empresas interessadas em importar ou exportar produtos por Porto Murtinho gozem dos benefícios, será preciso formalizar um termo de compromisso com a Sefaz (Secretaria de Fazenda) ou um termo de acordo com o Estado para estabelecer benefício fiscal.

O termo de compromisso pode ser firmado por um ano para operações que envolvam soja ou milho e funcionará da seguinte forma, levando em consideração a capacidade do porto e o volume exportado pela empresa nos últimos anos, será elaborado o documento com a previsão de exportação. O excedente a média de cada empresa não será tributado.

Os estabelecimentos interessados na celebração do Termo de Compromisso devem apresentar as suas propostas, indicando a quantidade e a espécie dos produtos que pretendem exportar, mediante o seu embarque pelo Porto de Porto Murtinho.

Já as empresas que exportam produtos industrializados terão que passar pelas mesmas regras, porém terão crédito presumido ou outorgado, aplicável a operações tributadas que realizem, em percentual, período de vigência e condições a serem definidos no Termo de Acordo. O benefício pode ser cumulado com outros benefícios que o estabelecimento industrial já possua.

O decreto também estabelece regras para a importação que contempla estabelecimentos do Estado e que usem o porto de Porto Murtinho. Estas poderão ter diferimento do lançamento e do pagamento do imposto, ou seja, crédito presumido ou crédito outorgado e/ou redução de base de cálculo.

O secretário de Fazenda, Marcio Monteiro fica autorizado a dispor completamente sobre o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias