ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Governo reconhece emergência em mais um município atingido pelas chuvas

Priscilla Peres | 05/02/2016 10:13
Rio Aquidauana subiu, invadiu casas e alagou ruas. (Foto: Fernando Antunes)
Rio Aquidauana subiu, invadiu casas e alagou ruas. (Foto: Fernando Antunes)

O governo do Estado reconheceu emergência no município de Anastácio - distante 135 km de Campo Grande, devido aos estragos causados pelas chuvas recentes. Com o decreto de hoje sobe para 33 o número de cidades em emergência reconhecidas a nível estadual. Só fica de fora dessa lista, Campo Grande.

O decreto estadual tem prazo de 180 dias em área urbana e rural do município, que foram afetadas pelas fortes chuvas. A partir de agora, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem em ações que envolvam desastres, reabilitação de cenário e reconstrução, sob coordenação da Defesa Civil Estadual.

A formalização de hoje também autoriza a convocação de voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Além disso, o decreto dispensa licitação para contratos de aquisição de bens para atender situações ligadas aos estragos deixados pelas chuvas, desde que sejam feitas em 180 dias, que é o período de vigência do decreto.

Em Mato Grosso do Sul 34 cidades decretaram emergência devido as chuvas. O governo estadual reconheceu a situação em 33 delas, deixando Campo Grande de fora. A situação acontece, devido ao próprio governo, porque a Capital é uma cidade grande e com condições de se manter e recuperar seus danos.

Nos siga no Google Notícias