ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Grávida há cinco meses, menina de 10 anos diz que filho é do próprio pai

Helio de Freitas, de Dourados | 19/05/2015 15:55

Uma menina de 10 anos de idade, moradora em Dourados, a 233 km de Campo Grande, está no quinto mês de gestação e o principal suspeito de ter estuprado a criança é o próprio pai dela. A família indígena mora na aldeia Bororó e a mãe da menina diz que não sabia do estupro e nem desconfiava que a filha estivesse grávida.

O caso foi descoberto na sexta-feira, dia 15, quando a criança foi levada pela mãe a um posto de saúde da aldeia Bororó para tomar vacina contra a gripe. Os índios estão entre os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde e podem ser vacinados na campanha nacional contra a influenza.

Os profissionais de enfermagem desconfiaram do tamanho da barriga da menina e a levaram para o médico do próprio posto de saúde. O exame preliminar confirmou a gestação e os funcionários da unidade acionaram o Conselho Tutelar.

Comoção e revolta – “Quando chegamos ao local a criança contou que tinha sido estuprada pelo pai. Ela diz que o estupro ocorreu só uma vez, mas a menina ficou grávida. É uma situação que nos causa sentimento de comoção e revolta ao mesmo tempo, por se tratar de uma criança”, afirmou ao Campo Grande News o conselheiro Nelson Amaral de Assunção, que fez parte da equipe que foi à aldeia para registrar o caso.

A criança e a mãe foram levadas pelos conselheiros até a sede do órgão em Dourados, onde a menina contou a história. Ela disse que o estupro teria ocorrido numa determinada tarde quando mãe saiu e a deixou sozinha com o pai. A menina disse que o pai não bebe e não é violento.

Após o relato aos conselheiros, a menina foi levada para a Delegacia de Atendimento à Mulher, onde foi feito um boletim de ocorrência. Em seguida ela foi levada ao médico legista da Polícia Civil para fazer o exame de conjunção carnal, procedimento de rotina nesses casos.

Na casa da avó – Como o pai continuava em casa, a criança foi levada pelo Conselho Tutelar para a casa da avó, também na reserva indígena de Dourados. Hoje uma equipe de conselheiros voltou ao local para saber se a menina continuava lá ou se tinha retornado para a casa dos pais. Mas ela continua com a avó.

O pai, acusado de estuprar a filha, teria fugido depois que ficou sabendo que a criança está grávida. O Campo Grande News procurou a Delegacia da Mulher para saber se houve pedido de prisão do suspeito, mas a delegada titular, Rozeli Dolor Galego, não foi encontrada porque teria ido ao Fórum.

Querem a criança – Nelson Assunção informou que o caso também foi comunicado à Promotoria de Justiça e surgiu a indagação se poderia ser feito um pedido à Justiça para interrupção da gestação. Entretanto, tanto a menina quanto a mãe dela não aceitam falar em aborto.

“Elas falam que querem a criança. A mãe disse que o pai vai sair de casa, preso ou não, e que ela vai ficar com a filha e o neto”, contou o conselheiro. A menina já está sendo atendida pelo médico da aldeia e também será acompanhada pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

Nos siga no Google Notícias