ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em dia de greve, escola amanhece lacrada com correntes e cadeados

Ricardo Campos Jr. | 27/05/2015 15:16
Escolas foram trancadas durante a madrugada (Foto: divulgação)
Escolas foram trancadas durante a madrugada (Foto: divulgação)

As quatro escolas estaduais de Mundo Novo, a 476 km de Campo Grande, amanheceram lacradas com correntes e cadeados nesta quarta-feira (27). O governo suspeita que a medida tenha sido tomada pelo sindicato dos trabalhadores da educação do município, tendo em vista que 40% dos profissionais são contrários à greve que começou hoje.

Conforme o supervisor de gestão escolar local, Walmir Nunes de Souza, diretores dos estabelecimentos de ensino Marechal Rondon e Professora Iolanda Ally tiveram que arrombar os portões para conseguir entrar, pois nesses locais a maioria optou em ministrar as aulas normalmente.

“Em uma dessas escolas, o diretor chegou às 5h30 e o cadeado já estava lá. Ele mesmo estourou, fez reunião com os professores e chamou o sindicato. Apenas dois opinaram pela paralisação, mas diante da maioria, decidiram pelas aulas”, relata.

A greve em Mundo Novo afeta as escolas Castelo Branco e Professora Teresinha dos Santos Mendonça. Elas, inclusive, ainda estão lacradas. “Não dá para entender, parece que foi durante a madrugada. Deve ter sido o sindicato, porque estão fazendo pressão em cima dos professores”, calcula o supervisor.

Silmara Cristina Batista da Silva, responsável pela escola Maria Terezinha dos Santos Mendonça, consultou a Secretaria Estadual de Educação para saber se deveria ou não arrombar o local para entrar.

Ela é a única a resistir ao movimento no estabelecimento. “Sou imparcial”, diz. Silmara fotografou a situação. Além dos lacres, uma faixa com os dizeres “estamos em greve” foi pregada na fachada do lugar.

O presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli, diz estar surpreso com a notícia a respeito das escolas trancadas e afirma que a orientação repassada aos municípios é para respeitar a vontade dos colegas que desejam dar aulas.

Em Mundo Novo, segundo ele, apenas 60% da categoria aderiu ao movimento pela integralização do piso salarial até 2018 e equiparação da data base dos servidores administrativos da educação com o magistério. “Não vamos aceitar coação do governo e tampouco queremos ações nesse sentido, porque depois fica um clima complicado entre os próprios profissionais”, pontua.

Nos siga no Google Notícias