ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Gripe deixa Naviraí em pânico; escolas fecham e Uems suspende atividades

Estudantes de todas as escolas públicas tiveram as férias antecipadas; Apae suspende atividades hoje e polícia orienta população a evitar aglomeração em delegacia

Helio de Freitas, de Dourados | 18/05/2016 11:53
Estudantes levados a escolas de Naviraí voltaram para casa hoje (Foto: Divulgação)
Estudantes levados a escolas de Naviraí voltaram para casa hoje (Foto: Divulgação)

A gripe transmitida pelo vírus H1N1 causa pânico à população de Naviraí, cidade de 51 mil habitantes localizada a 366 km de Campo Grande, na região sul de Mato Grosso do Sul. Quatro moradores da cidade morreram em decorrência da gripe em 11 dias, o que obrigou a prefeitura a antecipar as férias escolares nas escolas municipais, medida adotada inclusive nos estabelecimentos de ensino da rede estadual e particulares.

Todas as escolas públicas estão fechadas a partir de hoje e as aulas só serão retomadas no dia 2 de junho. Segundo a Secretaria de Educação, a suspensão das aulas é “medida de cautela e prevenção”. Na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), os alunos estão sendo vacinados hoje contra a gripe e as atividades também ficarão suspensas até o dia 2 de junho.

Em contato com a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Mendonça, o prefeito de Naviraí, Léo Matos (PSD), obteve a liberação do Estado para a antecipação das férias também nas escolas estaduais.

“Mandamos ofício para as escolas particulares e universidades para que acompanhem a decisão”, afirmou o gerente de Educação, Cesar Martins.

O prefeito disse que a decisão, apesar de difícil, é a mais sensata no momento. “O momento é de pensar no bem-estar da população naviraiense e evitar uma epidemia do vírus H1N1. Depois de ouvir vários pais, alunos, professores e outros trabalhadores da educação, decidimos suspender as aulas”, afirmou Léo Matos.

A diretora de uma escola municipal de Naviraí, Ângela Maria de Oliveira, disse que a suspensão foi acertada, porque muitos pais não estavam levando os filhos às aulas por preocupação com a gripe.

Segundo ela, também houve aumento no número de atestado médico dos professores. “Tem sala com apenas oito alunos. Apenas hoje foram cinco professores afastados por atestado e outros seis em outra escola”, disse a diretora.

Uems suspendeu atividades hoje por causa da epidemia de gripe (Foto: Divulgação)
Uems suspendeu atividades hoje por causa da epidemia de gripe (Foto: Divulgação)

Uems – Nesta quarta-feira (18), a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) suspendeu todas as atividades acadêmicas da unidade de Naviraí. Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, as aulas serão retomadas no dia 2 de junho.

De acordo com a assessoria da universidade, a medida contribui com a mobilização para prevenção contra o H1N1 solicitada pela Prefeitura de Naviraí devido ao aumento do número de casos de gripe transmitida pelo vírus.

Polícia – A Polícia Civil também adotou medidas de segurança para evitar a epidemia de gripe. O titular da 1ª Delegacia de Polícia, delegado Edson Luis Ruiz Ubeda, disse ao Campo Grande News que uma portaria foi assinada pelo regional, com o principal objetivo de evitar aglomerações.

“Estamos solicitando às pessoas que tenham computador que façam o registro de extravio de documentos pela internet. Quem não tem acesso a computador pode vir à delegacia que será atendido. Os demais casos, como registro de boletins de ocorrência de crimes e depoimentos nos cartórios seguem normalmente. Apenas estamos agendando alguns atendimentos, para evitar a aglomeração no saguão da delegacia”, explicou.

Casos e vacina – Com 20 casos de gripe por vírus H1N1 confirmados e 23 aguardando exame, o município de Naviraí tenta obter mais doses da vacina para imunizar o maior número possível de moradores.

De acordo com o assessor de comunicação da prefeitura, Soares Filho, 99% dos grupos de risco já foram vacinados, mas faltam doses nos laboratórios para ampliar a cobertura. A prefeitura procurou vários deles, mas nenhum tem o produto para venda.

A Gerência de Saúde do município tenta com os governos do Estado e federal obter um número maior de vacinas. “A missão é difícil, mas não impossível”, observou o prefeito Léo Matos.

“Único meio é contar com o apoio do governo federal e vamos atrás de todos os deputados e senadores da bancada de MS para nos ajudar nessa missão. Contamos com apoio de todos de Naviraí para superamos juntos com a população mais esse momento difícil”, disse o prefeito.

Nos siga no Google Notícias