A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

23/12/2010 09:38

Grupo de jovens guarani ganha prêmio nacional patrocinado pela Petrobras

Angela Kempfer
Grupo AJI, premiado na semana passada. (Dourados Agora)Grupo AJI, premiado na semana passada. (Dourados Agora)

Dentre 1,8 mil inscritos de todo o País, o Grupo da Ação dos Jovens Indígenas de Dourados conquistou o 2º lugar na 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura e com apoio da Petrobras. A premiação foi an categoria Organização da Sociedade Civil, com projeto de áudio-visual e o grupo recebeu 25 mil reais.

Foram eleitos os melhores no Brasil em 4 categorias: Gestor Público, Grupo Informal, Organização da Sociedade Civil e Ponto de Cultura. O AJI integra alunos da etnia guarani.

“Não esperávamos essa conquista. Não levamos o primeiro lugar, mas a segunda classificação mostra que estamos no caminho certo, na promoção e desenvolvimento de atividades afirmativas com os jovens indígenas de Dourados”, disse a coordenadora do Grupo AJI, a professora Maria de Lourdes Beldi de Alcântara, da USP, em entrevista ao site Dourados Agora.

O Prêmio tem como objetivo mobilizar, reconhecer e divulgar práticas culturais realizadas em todo o país. Com o tema Cultura e Comunicação, a 3ª edição contemplou iniciativas que articulam cultura e comunicação no campo das artes e do patrimônio cultural.

O grupo mantém um jornal impresso bimestral e um blog, atualizado semanalmente. Todo o projeto visual do jornal, as fotos e textos são feitas pelos alunos que participam do projeto. Eles contam com o apoio de uma jornalista, que dá dicas e edita o conteúdo para que ele fique no formato jornalístico.

Nos informativos, são trabalhados diferentes conteúdos que envolvem a comunidade indígena, como problema familiar, drogas, bebida e meio ambiente.

O AJI já produziu cinco vídeos de curta-metragem, dois livros que retratam a realidade indígena por meio de fotos e uma cartilha sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. (Informações do Dourados Agora)

Dois homens são presos por suspeita de estupro de adolescentes
Dois homens foram presos por estupro de vulnerável em Laguna Carapã, 287 km de Campo Grande. Eles têm 28 e 24 anos e teriam tido relação sexual com a...
Dupla armada invade madeireira e rouba dinheiro do pagamento de funcionários
Dois homens armados invadiram uma madeireira e roubaram R$ 15 mil por volta das 15h30 de ontem (9) no Distrito Industrial de Dourados - distante 233 ...
Homem tem carro roubado por assaltantes armados na MS- 289
Assaltantes armados renderam o condutor de um veículo modelo Vectra e roubaram o carro por volta das 23h desta sexta-feira (9) na MS-289, em Amambai ...



Parabéns ao grupo AJI pela iniciativa e responsabilidade social, em estar mostrando a nossa sociedade o quanto a cultura indígena é viva e rica. Um premio como este merece comemoração!
 
Nidia Cabral Maciel do Amaral em 23/12/2010 10:08:35
Parabéns, para todos da equipe pelo Prêmio!!!!!
 
Ana Paula Romualdo Da SIlva em 23/12/2010 04:27:29
Parabéns ao grupo e à coordenadora pelo louvável trabalho que acompanho pelo site da AJI.
 
Fabio Pellegrini em 23/12/2010 03:55:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions