ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Grupo de jovens guarani ganha prêmio nacional patrocinado pela Petrobras

Angela Kempfer | 23/12/2010 09:38
Grupo AJI, premiado na semana passada. (Dourados Agora)
Grupo AJI, premiado na semana passada. (Dourados Agora)

Dentre 1,8 mil inscritos de todo o País, o Grupo da Ação dos Jovens Indígenas de Dourados conquistou o 2º lugar na 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura e com apoio da Petrobras. A premiação foi an categoria Organização da Sociedade Civil, com projeto de áudio-visual e o grupo recebeu 25 mil reais.

Foram eleitos os melhores no Brasil em 4 categorias: Gestor Público, Grupo Informal, Organização da Sociedade Civil e Ponto de Cultura. O AJI integra alunos da etnia guarani.

“Não esperávamos essa conquista. Não levamos o primeiro lugar, mas a segunda classificação mostra que estamos no caminho certo, na promoção e desenvolvimento de atividades afirmativas com os jovens indígenas de Dourados”, disse a coordenadora do Grupo AJI, a professora Maria de Lourdes Beldi de Alcântara, da USP, em entrevista ao site Dourados Agora.

O Prêmio tem como objetivo mobilizar, reconhecer e divulgar práticas culturais realizadas em todo o país. Com o tema Cultura e Comunicação, a 3ª edição contemplou iniciativas que articulam cultura e comunicação no campo das artes e do patrimônio cultural.

O grupo mantém um jornal impresso bimestral e um blog, atualizado semanalmente. Todo o projeto visual do jornal, as fotos e textos são feitas pelos alunos que participam do projeto. Eles contam com o apoio de uma jornalista, que dá dicas e edita o conteúdo para que ele fique no formato jornalístico.

Nos informativos, são trabalhados diferentes conteúdos que envolvem a comunidade indígena, como problema familiar, drogas, bebida e meio ambiente.

O AJI já produziu cinco vídeos de curta-metragem, dois livros que retratam a realidade indígena por meio de fotos e uma cartilha sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. (Informações do Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias