ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Grupo inicia pesquisa para definir valor das terras indígenas em Sidrolândia

Edivaldo Bitencourt | 09/09/2013 16:33
Indígenas chegam para reunião com produtores e técnicos do Governo em Sidrolândia (Foto: Divulgação)
Indígenas chegam para reunião com produtores e técnicos do Governo em Sidrolândia (Foto: Divulgação)

Um grupo de trabalho, formado por técnicos da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário) e da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), inicia, amanhã (10), os estudos para definir o valor da indenização das terras indígenas da reserva Buriti, em Sidrolândia, a 70 quilômetros.

O começo do levantamento foi definido em reunião realizada hoje no Centro de Múltiplo Uso em Sidrolândia, que reuniu produtores rurais, índios e os representantes da Agraer, Humberto Maciel, da SPU, Carlos Pussolli Neto, e da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marco Aurélio Tosta.

Eles definiram que o levantamento começa amanhã. No entanto, o grupo de trabalho vai visitar as 31 fazendas a partir de segunda-feira. Eles deverão concluir o levantamento em novembro deste ano.

Este levantamento vai estabelecer o preço das áreas, incluindo a terra nua e benfeitorias. Estima-se que a área pode custar em torno de R$ 150 milhões. No entanto, índios e produtores rurais estão céticos sobre o resultado do grupo criado pela presidente Dilma Roussff (PT) para solucionar o problema da luta pela terra na Reserva Buriti.

Jânio Geraldo, representante dos índios, disse que o grupo está cansado de enrolação da União. No entanto, eles não querem mais a morte de nenhum indígena na luta pela terra, como aconteceu com Oziel Gabriel Alves, no dia 30 de maio deste ano, quando houve confronto com a polícia durante a desocupação.

Já os produtores temem a falta de dinheiro pelo Governo federal, como foi apresentado pelo produtor rural Lincon Curado.
Os índios ameaçam bloquear a BR-163, entre Campo Grande e Bandeirantes, caso a situação não chegue a uma resolução definitiva.

Nos siga no Google Notícias