ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Guarda inicia ronda na segunda e vai instalar câmeras em escolas

Helio de Freitas, de Dourados | 05/02/2015 15:19
Com o retorno das aulas, guardas municipais retomam na segunda-feira as rondas diárias em escolas públicas e particulares (Foto: Divulgação/A. Frota)
Com o retorno das aulas, guardas municipais retomam na segunda-feira as rondas diárias em escolas públicas e particulares (Foto: Divulgação/A. Frota)

A Guarda Municipal vai fazer reuniões regionalizadas com diretores e coordenadores de escolas públicas e particulares para traçar estratégias da “ronda escolar”, que será retomada segunda-feira em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul a prefeitura manteve o início das aulas nas escolas municipais para o dia 9 de fevereiro, enquanto a Rede Estadual de Ensino adiou a abertura do ano letivo para o dia 19. Neste ano as escolas municipais vão receber monitoramento por câmeras.

A ronda escolar atende 55 escolas estaduais, municipais e particulares, onde estudam cerca de 60 mil alunos. Em 2015 o trabalho será feito por seis equipes específicas, apoiadas por viaturas das bases do Jardim Flórida, Praça Antônio João e terminal rodoviário.

O comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, informou que em anos anteriores acontecia apenas uma reunião com a presença de todos os diretores escolas. Neste ano, entretanto, a corporação vai levar em consideração os problemas de cada região da cidade para definir a ronda. “É uma forma priorizar, atacar o problema peculiar daquele determinado setor. Em determina região, por exemplo, a maior incidência é de assaltos, em outra o maior problema são as drogas, numa terceira a violência. Sabendo qual o ponto fraco da região de cada escola, fica mais fácil fazer o trabalho”, afirmou ele através da assessoria de imprensa da prefeitura.

As reuniões começam na semana que vem com as escolas municipais e depois serão feitas com as escolas estaduais. “Neste ano as reuniões não serão apenas com diretores. Queremos envolver toda a comunidade escolar, para que todos possam opinar e dar sugestões sobre a melhor forma de fazer o trabalho nas escolas”.

O comandante da Guarda Municipal lembra que em 2014 o serviço de Ronda Escolar detectou uma redução de 30% nos casos de violência, demonstrando que o trabalho feito pelas equipes tem apresentado resultados positivos e com maior abrangência.

No ano passado a Guarda de Dourados fez 13.121 visitas a escolas da cidade, registrou 459 boletins de atendimentos e 55 boletins de ocorrências referentes crime e atos infracionais. “Não houve caso de maiores gravidades, apenas fatos corriqueiros”, afirmou o comandante.

Câmeras – Para ampliar a vigilância nas escolas, a prefeitura vai instalar uma câmera de vigilância em frente a cada um dos estabelecimentos de ensino da rede municipal. As câmeras serão interligadas ao sistema de monitoramento localizado no comando da Guarda.

Segundo João Vicente Chencarek, o projeto piloto foi uma iniciativa do prefeito Murilo Zauith (PSB) para garantir mais seguranças a estudantes e funcionários das escolas. O projeto será colocado em prática nos próximos dias, começando pela Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã.

Nos siga no Google Notícias