ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Hemosul de Coxim realiza campanha de doação de sangue nesta semana

Vinícius Squinelo | 29/08/2011 23:00

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) de Coxim, realiza na próxima sexta-feira (2) e sábado (3), no Hospital Regional de Coxim (Álvaro Fontoura Silva), a 2ª campanha 2011 de Doação de Sangue e Coleta para Cadastro de Doador Voluntário de Medula Óssea. A campanha acontece três vezes ao ano.

De acordo com Osmar José Brambila, coordenador da Unidade de Armazenamento e Distribuição de Hemocomponentes de Coxim, pelo menos duas vezes por semana o Hemosul manda bolsas de sangue para o município. “A solicitação é feita de acordo com os tipos de sangue que temos em estoque, pois a nossa Agência também distribui para os municípios de Sonora, Rio Verde e Pedro Gomes”, explica Osmar.

A quantidade de sangue coletado é de 450 ml e logo o sangue doado é recompensado pelo organismo sem que a pessoa sinta alguma diferença de bem estar entre o tempo de doação até a reposição. O sangue doado pode ajudar de quatro a cinco pessoas.

Muitas pessoas não doam por alguns mitos que existem em relação à doação, como: engordar, emagrecer, o sangue afina ou engrossa, ou até mesmo contrair alguma doença. Porém, todo o material usado para a coleta é descartável, dessa forma, não ocorre riscos ao doador e até mesmo para o receptor.

Para doar sangue é necessário portar documentos de identificação com foto, ter entre 18 a 65 anos, pesar mais que 50 kg, estar bem de saúde e bem alimentado. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres, a cada três. (com informações do Edição de Notícias)

Nos siga no Google Notícias